Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

BP diz que resultados e análises iniciais em Bumerangue são ‘extremamente animadores’

30 de outubro de 2025

Por Gabriela da Cunha

Rio, 30/10/2025 – A British Petroleum (BP) confirmou hoje que análises laboratoriais iniciais e de gradiente de pressão confirmaram a presença de uma coluna bruta de hidrocarbonetos de aproximadamente 1.000 metros no bloco Bumerangue, localizado no pré-sal da Bacia de Santos.

De acordo com o comunicado à imprensa, os testes também confirmaram uma coluna de óleo de cerca de 100 metros e uma coluna de gás-condensado rico em líquidos de aproximadamente 900 metros.

“Ainda estamos na fase de exploração de Bumerangue, porém os resultados e análises iniciais são extremamente animadores, pois indicam uma coluna de hidrocarbonetos muito extensa e um volume significativo de líquidos no reservatório. Estamos satisfeitos com o que vimos até agora e nossa confiança no potencial deste campo aumentou”, diz, por meio de nota, o vice-presidente executivo de upstream da BP, Gordon Birrel.

A empresa continua realizando testes laboratoriais e outras análises para determinar as características dos fluidos, as proporções gás/óleo e condensado/gás, além de uma estimativa dos volumes, mas afirma que devido à presença de líquidos em toda a coluna de hidrocarbonetos e as propriedades de rocha de alta qualidade observadas, acredita que o dióxido de carbono presente no reservatório possa ser gerenciado.

A BP perfurou o poço exploratório 1-BP-13-SPS, a 404 quilômetros (218 milhas náuticas), a uma profundidade de água de 2.372 metros. O poço foi perfurado a uma profundidade total de 5.855 metros e revelou um reservatório de carbonato pré-sal de alta qualidade, com uma extensão areal superior a 300 quilômetros quadrados. Foi a maior descoberta da companhia em 25 anos. A BP detém 100% de participação no bloco junto à estatal Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), após garantir o ativo em dezembro de 2024.

O planejamento das atividades de avaliação está em andamento, com início das atividades de poço previsto para o início de 2027, sujeito à aprovação regulatória, reforça a empresa. “Temos uma equipe dedicada e estamos acelerando o trabalho nas atividades de avaliação propostas e nos conceitos potenciais de desenvolvimento, que incluirão a possibilidade de um sistema de produção antecipada”, finaliza o comentário de Birrel.

contato: gabriela.cunha@estadao.com

Veja também