Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

FPA/Pedro Lupion: tudo o que for possível para resolver tarifaço, aplaudimos

29 de outubro de 2025

Por Naomi Matsui

Brasília, 29/10/2025 – O presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA), deputado Pedro Lupion (Republicanos-PR), afirmou nesta quarta-feira, 29, “aplaudir” qualquer ação que resulte no fim das tarifas dos Estados Unidos a produtos brasileiros. A declaração vem três dias depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Tudo o que for possível para resolver o problema das tarifas, aplaudimos. Tem sido um impacto gigantesco no setor primário […] Tudo o que for positivo para as negociações, a gente aplaude”, disse Lupion, durante evento para se filiar ao Republicanos – antes, ele integrava o PP.

Tarcísio

Lupion defendeu a união da direita para 2026 e citou os nomes do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD). “Tarcísio é um excepcional pré-candidato à Presidência da República. Sem dúvida, sendo candidato, terá nosso apoio, bem como o governador Ratinho Jr. [PSD]. Queremos fazer uma grande composição”, disse.

Questionado se o nome de Tarcísio dependerá do aval do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ele respondeu: “O grupo político do presidente Jair Bolsonaro tem uma influência enorme na decisão do próximo candidato […] Não há por que haver qualquer divisão nesse sentido. Se for o momento de apoio a Tarcísio, é óbvio que adoraríamos esse apoio”.

Tarcísio estava previsto no evento de filiação de Lupion, mas não compareceu. “Ele está numa reunião importante em Brasília, algo relacionado à segurança pública. Perguntou se poderíamos atrasar mais uma hora, não poderíamos”, disse o deputado.

Projeto com pontos da MP do IOF

Lupion afirmou que será contra qualquer projeto que aumente impostos, ao ser questionado sobre o projeto que inclui pontos da medida provisória 1.303/2025, com alternativas à alta do Imposto sobre Operações Financeiras. Os pontos foram incluídos em novo texto, previsto para ser votado pela Câmara.

“Mantemos a posição contrária a qualquer aumento de tributos. Não vamos apoiar nenhuma medida que aumente impostos. O governo precisa fazer sua parte, diminuir o tamanho da máquina, cortar na carne”, declarou.

PEC da Segurança

O deputado ainda comentou a PEC da Segurança Pública, que ganhou repercussão após a operação policial contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro na terça-feira, 28. “A PEC da Segurança Pública não pode tirar a responsabilidade e atribuição dos Estados. Vamos ter um amplo debate no Congresso. A ação de ontem coloca essa pauta como extremamente prioritária”, disse.

Contato: naomi.matsui@estadao.com

Veja também