Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Lula, sobre tarifaço: Toda vez que tiver dificuldade, vou conversar pessoalmente com Trump

27 de outubro de 2025

Por Gabriel Hirabahasi

Brasília, 27/10/2025 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse há pouco que estabeleceu com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, uma “regra de negociação” em relação ao tarifaço, que envolve o contato direto entre os dois chefes de Estado, sem intermediários.

“Toda vez que tiver uma dificuldade eu vou conversar pessoalmente com ele (Trump). É isso. Ele tem o meu telefone, eu tenho o telefone dele, nós vamos colocar as equipes para negociar. A minha equipe é de alto nível, a minha equipe é o (Geraldo) Alckmin, o (Fernando) Haddad e o Mauro Vieira”, disse o presidente ao se dirigir a um jantar de gala em Kuala Lumpur, na Malásia, nesta segunda-feira, 27.

Lula rebateu questionamentos sobre o fato de ter saído da reunião com Trump, realizada ontem, 26, sem um cenário claro sobre a revisão do tarifaço.

“Não era possível, nem vocês acreditavam, que numa única conversa a gente pudesse ter (resolvido) os problemas”, disse o presidente.

Lula repetiu que o governo brasileiro quer negociar. Citou especificamente o caso dos ministros do Supremo Tribunal Federal punidos com a perda de vistos e até com sanções mais severas, como é o caso do ministro Alexandre de Moraes e de sua família.

“Nós queremos negociar. Queremos negociar o fim das punições ao nosso ministro da Suprema Corte, nós queremos negociar o fim da punição contra o ministro (Alexandre) Padilha e a sua filha, nós queremos negociar a taxação, porque a taxação, segundo a carta dele, foi equivocada, numa mentira que devia ter déficit com o Brasil, eles tem superávit e ele sabe disso, porque eu entreguei para ele uma carta”, disse o presidente.

Lula disse que entregou a Trump um documento com os pontos que queria conversar. “Eu entreguei para ele um documento das coisas que eu queria conversar com ele, portanto não foram apenas palavras, ele tem um documento sabendo o que o Brasil quer, e eu acho que nós vamos fazer um bom acordo”, declarou.

Contato: gabriel.hirabahasi@broadcast.com.br

Veja também