Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Alckmin: Brasil não tem que entrar em briga dos EUA com a China

27 de outubro de 2025

Por Gabriel Hirabahasi e Mateus Maia

Brasília, 27/10/2025 – O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e vice-presidente, Geraldo Alckmin, disse, nesta segunda-feira que o Brasil não deve entrar em uma disputa geopolítica entre Estados Unidos e China. Segundo ele, o Brasil “tem que ter ótimo relacionamento com a China e com os Estados Unidos”.

“O Brasil não tem litígio com ninguém. É um país de paz, que se dá bem com todos e que defende os interesses do Brasil. Temos de ter um ótimo relacionamento da China. É um país que cresce fortemente. Os EUA têm o maior PIB do mundo, um comércio importante, porque tem muito produto industrial e de valor agregado, além de ser o maior investidor no Brasil. Não temos de entrar nessas brigas. Temos de defender o multilateralismo”, disse, em entrevista ao ICL Notícias.

Alckmin defendeu que não é preciso usar o dólar em negociações locais entre países vizinhos, mas disse que essa “é uma coisa muito a longo prazo”.

“É natural que as economias, e nós defendemos o livre comércio e o multilateralismo, façam entendimentos nas suas moedas. A prioridade neste momento é defender o livre comércio e o multilateralismo, a OMC. Quem ganha é a sociedade”, afirmou.

Contato: gabriel.hirabahasi@broadcast.com.br; mateus.maia@broadcast.com.br

Veja também