Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Sindipeças pede para governo interceder junto à China contra paradas por semicondutores

23 de outubro de 2025

Por Eduardo Laguna

São Paulo, 23/10/2025 – O Sindipeças, entidade que representa fabricantes de autopeças, solicitou interlocução do governo federal com a China para que seja evitada uma crise no fornecimento de semicondutores na indústria de automóveis. Ontem, o presidente do Sindipeças, Cláudio Sahad, enviou uma carta ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, reivindicando “gestões técnicas e diplomáticas” junto a Pequim para assegurar o fornecimento de chips.

O novo risco de abastecimento de componentes eletrônicos, cuja escassez já tinha parado montadoras durante a pandemia, está relacionado agora a restrições de fornecimento sofridas pela Nexperia, uma fabricante de semicondutores de origem chinesa que teve o controle assumido no fim do mês passado pelo governo holandês. Boa parte dos chips produzidos pela Nexperia é embalada na China, que, numa disputa sobre propriedade intelectual com a Holanda, proibiu as exportações dos semicondutores.

Segundo o Sindipeças, a situação tem impactos diretos e imediatos na cadeia produtiva brasileira. No ofício enviado a Alckmin, a entidade apontou redução significativa, nas últimas semanas, da disponibilidade de componentes eletrônicos essenciais para módulos de controle, sistemas de injeção e produtos de alta tecnologia aplicados em veículos. São componentes que, conforme a associação, não possuem substitutos no curto prazo, sendo críticos para o funcionamento de montadoras como Volkswagen, Stellantis, General Motors (GM), Toyota, Hyundai e BYD.

Mais cedo, a Anfavea, associação das montadoras, divulgou nota apontando o risco de a “escassez crítica” de semicondutores afetar fábricas de automóveis em questão de semanas. O Sindipeças comenta que linhas de fornecedores de autopeças também correm “risco real” de paralisação.

Contato: eduardo.laguna@estadao.com

Veja também