Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Capital Insights: PIX concorre com cartão, mas traz oportunidade, diz executivo da Visa

23 de outubro de 2025

Por Gabriel Baldocchi

São Paulo, 23/10/2025 – O diretor-geral da Visa no Brasil, Rodrigo Cury, acredita que o avanço do Pix possa trazer oportunidade para a empresa, por colocar mais pessoas dentro do universo dos pagamentos digitais. Apesar disso, ele admitiu, em entrevista ao Capital Insights, uma coprodução entre a Broadcast e a CNN Money, que a modalidade desenvolvida pelo Banco Central traz uma concorrência aos cartões da empresa. “O Pix permitiu a bancarização de muitas pessoas e, junto com isso, vem o crescimento em cartões”, afirma.

No programa, o executivo diz ainda que o setor privado pode ajudar o Banco Central a aumentar a robustez do Pix e afirmou que há conversas preliminares para abrir o sistema para parcerias. “Na Índia, o BC tem papel mandatório e uma parceria com setor privado”, conta Cury sobre o sistema de pagamentos indiano equivalente ao Pix.

Cury afirma que a previsão é de crescimento no mercado de cartões neste ano. Ele lembra que o Brasil é um país de destaque na empresa e um celeiro de inovações dentro da multinacional. “A complexidade do mercado do Brasil traz inovação”.

Segundo o executivo, a empresa se mantém aberta a aquisições depois da compra da brasileira Pismo, pela qual pagou US$ 1 bilhão, em 2023. A fintech brasileira oferece serviços de cartões na nuvem e, debaixo do guarda-chuva da Visa, está passando por uma fase avançada de internacionalização. “Estamos sempre olhando oportunidades de mercado”, afirma sobre novas aquisições.

Sobre o futuro dos meios de pagamentos, o diretor da Visa no Brasil diz que a inteligência artificial terá um impacto profundo na forma de transacionar os recursos. “Como vou pagar na ponta final importa cada vez menos”, diz. Ele destaca, porém, que o cartão físico deve continuar a ter um papel relevante, pelo simbolismo e instrumento de relacionamento. “Cartão é o único tangível do cliente hoje e tem simbolismo forte”.

Cury assumiu o cargo de diretor-geral da Visa em setembro. Ele chegou à empresa no ano passado como responsável pelo atendimento da área de clientes privados da companhia. O executivo tem 25 anos de mercado, com passagens por bancos, adquirentes e seguradoras. Ele é formado em Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, conta com um MBA em Gestão Financeira pelo CEF (Centro de Estudos Financeiros, em Madrid) e participou de programas para executivos da Universidade de Stanford, Harvard Business School e IESE Business School.

A participação no programa Capital Insights foi a sua primeira entrevista no comando da companhia. A entrevista será exibida no CNN Money às 19h. Aos assinantes do terminal Broadcast+, o programa fica disponível na aba Broadcast TV.

Veja também