Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
20 de outubro de 2025
Por Vinícius Novais*
São Paulo, 20/10/2025 – A XP estima que o Assaí registrará desempenho tímido no terceiro trimestre de 2025, com a receita desacelerando diante de um ambiente macroeconômico considerado difícil. A estimativa da casa aponta para crescimento de 4,6% nas vendas líquidas em relação ao igual período do ano passado, mas com as vendas nas mesmas lojas recuando o ritmo para 2,5%, queda de 1,8 ponto porcentual na comparação sequencial.
Os analistas atribuem a freada a três fatores: a base de comparação mais robusta, já que em 2024 a rede realizou uma campanha de 50 anos que durou de agosto a novembro, enquanto neste ano a ação ficou restrita a outubro; volumes menores, embora a frequência de clientes permaneça relativamente estável; e a recente deflação dos alimentos consumidos em casa, estimada em cerca de 2% no trimestre.
Apesar da pressão sobre as vendas, a XP prevê leve avanço de 0,2 ponto porcentual tanto na margem bruta quanto na margem Ebitda ajustada. O movimento seria sustentado pela maturação das lojas e dos serviços, pelo efeito calendário da campanha de aniversário mais longa no ano anterior e, principalmente, pelo controle das despesas gerais e administrativas. Na última linha, o lucro líquido é projetado em R$ 130 milhões, resultado 17% inferior ao de um ano antes. Ainda assim, os analistas Danniela Eiger, Pedro Caravina e Laryssa Sumer acreditam que a combinação de expansão do Ebitda e melhora nas tendências de capital de giro ajudará o Assaí a seguir reduzindo o nível de alavancagem de forma sequencial.
Contato: vinicius.novais@estadao.com
*Conteúdo elaborado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast
Veja também