Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
16 de outubro de 2025
Por Caroline Aragaki
São Paulo, 16/10/2025 – A Warren Investimentos calcula que uma eventual redução de 10% no preço da gasolina poderia subtrair 18 pontos-base da variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A análise foi feita com base em notícias que mostram manutenção de uma defasagem de cerca de 10% da gasolina em relação à cotação internacional, segundo nota enviada a clientes.
Já uma redução de 5,5% no preço da gasolina – que é, segundo cálculos da Warren, a defasagem média dos últimos 15 dias -, teria potencial de reduzir o IPCA em 10 pontos-base.
A Broadcast mostrou ontem que uma conjunção de fatores deve levar a Petrobras a reduzir o preço da gasolina no curto prazo para não perder mercado, com expectativa de redução entre 5% e 10%.
“De acordo com estimativas da Abicom, para que o preço doméstico atinja a paridade de importação, seria necessária uma queda de aproximadamente R$ 0,28/litro, o que implicaria um efeito de cerca de -17 bps na inflação”, acrescenta a Warren, afirmando que seu cenário base para o IPCA de 2025 não contempla uma redução no preço da gasolina. No relatório mais recente da Warren, constava que a projeção para IPCA de 2025 é de 4,5%, com risco baixista.
Contato: caroline.aragaki@estadao.com
Veja também