Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Baleia, sobre IOF: não há clima para votar qualquer projeto que signifique aumento de impostos

16 de outubro de 2025

Por Geovani Bucci

São Paulo, 16/10/2025 – O presidente nacional do MDB e deputado federal, Baleia Rossi (SP), afirmou nesta quinta-feira, 16, que a rejeição da Câmara dos Deputados à Medida Provisória (MP) que previa alternativas para o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) não deve ser vista como uma derrota do governo federal, mas como um reflexo do clima político no Congresso.

“Nós tivemos agora a votação do IOF. ‘Ah, o governo perdeu’, foram as manchetes. Na verdade, não há nenhum clima para votar qualquer projeto que signifique aumento de impostos no País”, disse Baleia. “Não há a favor do governo, nem contra o governo. É um sentimento da Câmara. O próprio presidente Hugo Motta e as lideranças partidárias vêm dessa maneira.”

O emedebista afirmou que a antecipação do debate eleitoral de 2026 tem prejudicado a tramitação de projetos relevantes e criticou o acirramento ideológico no Congresso. Segundo ele, a polarização política alimenta “brigas fabricadas” que servem apenas para inflar os extremos e travar o avanço de pautas estruturantes.

Baleia defendeu que o Parlamento concentre esforços em uma agenda voltada ao ajuste fiscal e à redução de gastos, ressaltando que, embora os indicadores econômicos mostrem melhora, o custo do crédito ainda inviabiliza o investimento produtivo. “A gente vê os índices da economia positivos, mas como o País vai tratar quem quer empreender com juros de 15%? É impossível”, afirmou.

O deputado disse ter conversado com Motta sobre a necessidade de reconstruir uma “agenda colaborativa” entre Câmara e Senado, nos moldes do que ocorreu em períodos anteriores, para destravar reformas e projetos de interesse público.

2026

Durante o evento, promovido pelo Grupo Voto em São Paulo, Baleia Rossi também falou sobre as movimentações eleitorais do MDB para 2026 e destacou que o partido deve lançar oito candidatos a governador no próximo pleito.

O deputado reafirmou o compromisso da legenda em São Paulo com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), a quem agradeceu pelo apoio dado ao prefeito Ricardo Nunes (MDB) na campanha de 2024. “O MDB tem compromisso de apoiar o governador Tarcísio de Freitas para sua reeleição”, declarou.

Baleia afirmou ainda que o seu partido mantém diálogo aberto tanto com partidos de centro-direita quanto com siglas de centro-esquerda a nível nacional, ressaltando que a legenda buscará construir uma alternativa de unidade e moderação para as eleições presidenciais.

O dirigente também criticou o discurso de que a esquerda “já estaria com a mão na taça” com o aumento das intenções de voto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas pesquisas e avaliou que a vitória de 2022 ocorreu “por rejeição e não por entusiasmo”. Ele defendeu que o País precisa de uma escolha mais positiva em 2026. “Esperamos não ter, novamente, a tristeza de ter que optar pelo menos pior em 2026”, afirmou.

Contato: geovani.bucci@estadao.com

Veja também