Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Grupo Abra, controlador da Gol, anuncia intenção de pedir registro para potencial IPO nos EUA

15 de outubro de 2025

Por Elisa Calmon

São Paulo, 15/10/2025 – O Grupo Abra, controlador da Gol, anunciou a intenção de submeter um rascunho do registro para realização de uma oferta pública inicial (IPO) nos Estados Unidos. O documento será submetido de forma confidencial à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês), segundo nota divulgada nesta quarta-feira, 15.

“Tanto a realização da oferta quanto o seu cronograma estão sujeitos às condições de mercado, a outros fatores e à conclusão do processo de revisão pela SEC”, complementa o Abra, que controla outras companhias, como a Avianca.

O anúncio ocorre logo após a Gol informar sobre a proposta de mudança societária que resultará no fechamento de capital aérea brasileira no País. O movimento tem o objetivo de reorganizar as operações, buscar sinergias e reduzir seus custos, de acordo com o fato relevante anunciado na segunda-feira, 13.

O conselho de administração da Gol Linhas Aéreas Inteligentes aprovou a convocação de Assembleias Gerais para 4 de novembro, para deliberar sobre a incorporação da companhia e da Gol Investment Brasil (GIB) pela Gol Linhas Aéreas S.A (GLA), com a consequente saída da companhia do Nível 2 de Governança Corporativa da B3 e fechamento de capital.

O movimento já era esperado pelo mercado, principalmente depois da saída da Gol do processo de Chapter 11, equivalente à recuperação judicial nos EUA. Com o fim do processo, a companhia promoveu um aumento de capital de R$ 12 bilhões, enquanto o Grupo Abra, que já era acionista da aérea, passou a deter 80% das ações.

Com a menor liquidez e redução no preço dos papéis, a B3 determinou que a companhia adotasse, até 29 de janeiro, medidas para o reenquadramento das suas ações preferenciais a um patamar superior a R$ 1.

Contato: elisa.ferreira@estadao.com

Veja também