Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
14 de outubro de 2025
Por Juliana Garçon
Rio, 14/10/2025 – Ao não encontrar financiamento no País, as mineradoras brasileiras recorrem a fontes externas, que podem vincular a destinação da produção, afirmou há pouco o gerente de Inteligência de Mineração e Transformação Mineral do BNDES, Pedro Paulo Dias, em debate sobre minerais críticos e estratégicos.
“Ao não encontrar a oportunidade de financiamento para componente de dívida dos seus projetos, as empresas são confrontadas com a oportunidade de agentes externos”, afirmou. “Isso eu queria ressaltar aqui: em geral, estão vinculados à destinação do mineral para outros mercados.”
O executivo participa do Seminário Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos, realizado pela Comissão Especial para Estudo, Avaliação e Acompanhamento das Iniciativas e Medidas para Transição Energética da Câmara dos Deputados.
“Se nós não nos movermos rápido, esses projetos vão buscar o financiamento que está disponível, e o que está disponível é uma briga muito grande, principalmente pelos elos de transformação”, disse. “A produção está aqui, tem rigidez locacional. Mas a transformação pode ser feita em qualquer lugar. Os países que têm maior mercado têm a vantagem pelo lado da demanda. Nós temos a vantagem pelo lado da oferta.”
Contato: juliana.garcon@estadao.com
Veja também