Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Hugo Motta: não existe educação de direita ou de esquerda, existe educação do País

14 de outubro de 2025

Por Victor Ohana

Brasília, 14/10/2025 – O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que não existe “educação de direita e de esquerda”, durante uma audiência com parlamentares para a apresentação do relatório do deputado Moses Rodrigues (União-CE) sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio de 2024 a 2034.

O PNE estabelece metas para a educação no Brasil, em temas como financiamento, valorização dos profissionais de educação e ampliação de acesso ao ensino. Na ocasião, Motta disse que pediu ao relator que evitasse pressão do que chamou de “radicalismo”.

“Pedi a ele só uma coisa. Que não deixasse o radicalismo político que o Brasil está vivendo atrapalhar a discussão do Plano Nacional de Educação”, afirmou. “Não existe educação de direita, nem educação de esquerda. Existe a educação do País”, acrescentou.

Motta também enalteceu a colaboração do governo e mencionou o ministro da Educação, Camilo Santana, para a construção do relatório. O presidente da Câmara reiterou ainda que a pauta do plenário será quase exclusiva para as áreas da educação e da infância nesta semana.

A “pauta positiva” ocorre na semana seguinte em que a Câmara derrubou a Medida Provisória do governo que reforçaria a arrecadação de impostos em 2026 por meio de taxações e bancos e bets, mudanças nas compensações de créditos tributários e revisão na concessão de benefícios sociais.

Governistas têm acusado os deputados que votaram contra a MP de defender interesses dos mais ricos, enquanto a oposição argumenta que o Ministério da Fazenda tem insistido em ações meramente arrecadatórias, sem avanços em cortes de gastos.

De acordo com Motta, a prioridade para assuntos relacionados à educação se dá pela celebração do Dia das Crianças e do Dia do Professor nesta semana.

Contato: victor.ohana@estadao.com

Veja também