Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
14 de outubro de 2025
Por Luciana Collet
São Paulo, 14/10/2025 – A carga de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN) somou 77.217 megawatts médios (Mwmed) em agosto, o que representa uma retração de 0,1% em relação ao mesmo mês do ano passado, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
De acordo com a instituição, a queda foi influenciada por fatores climáticos, como a ocorrência de temperatura máxima abaixo da média histórica e inferior à verificada em 2024 nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, bem como volumes de precipitação acima da média nas regiões Nordeste e Norte.
Descontando os chamados “fatores fortuitos”, a carga do SIN cresceu 0,9% na comparação anual.
Na análise por subsistema, o destaque de alta foi o Norte, que apresentou crescimento de carga de 2,5% em agosto frente igual mês do ano passado, para 8.277 MWmed. Descontando fatores fortuitos, a expansão é de 3,3%.
Já nos demais subsistemas, foi verificada queda 0,8% no Nordeste, para 12.636 Mwmed; 0,4% no Sul, para 13.041 Mwmed; e 0,3% no Sudeste/Centro-Oeste, para 43.262 Mwmed. Pelo critério ajustado, o Nordeste permanece registrando baixa anual, de 0,6%, enquanto Sul e Sudeste/Centro-Oeste apresentam alta, de 0,8% e 1,0%, respectivamente.
Contato: luciana.collet@estadao.com
Veja também