Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
13 de outubro de 2025
Por Gabriel de Sousa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu pela primeira vez com o Papa Leão XIV, durante agenda na Cidade do Vaticano, na manhã desta segunda-feira, 13. Nas redes sociais, Lula disse que ele e a primeira-dama, Rosangêla da Silva, a Janja, tiveram um excelente encontro com o pontífice e que a conversa girou em torno de temas como a fé, o Brasil e os imensos desafios que o mundo impõe.
“Parabenizei o Santo Padre pela Exortação Apostólica Dilexi Te e a sua mensagem de que não podemos separar a fé do amor pelos mais pobres. Disse a ele que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e considero o documento uma referência, que precisa ser lido e praticado por todos. Relatei ao Papa minha relação de extrema proximidade com religiosos brasileiros como Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Hélder Câmara, Dom Luciano Mendes de Almeida, Pedro Casaldáliga e o atual presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler. E o quanto foi importante para minha formação a convivência com as Comunidades Eclesiais de Base”, disse Lula, em suas redes sociais.
Participaram também deste encontro com o Papa, os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, além da senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA), a presidente da Embrapa Silvia Massruhá e o embaixador do Brasil junto ao Vaticano, Everton Veira.
Ainda em suas redes sociais, o presidente destacou que falou com o Papa sobre sua participação, hoje, no encontro da FAO. Lula disse ainda que detalhou a Sua Santidade como em apenas 2,5 anos, o Brasil saiu, pela segunda vez, do Mapa da Fome. “E, agora, estamos levando este debate para o mundo por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, emendou.
Lula convidou o Papa Leão XIV para a COP30, “considerando a importância histórica de realizarmos uma Conferência do Clima pela primeira vez no coração da Amazônia”. Por conta do Jubileu, o Papa não poderá participar, mas garantiu representação do Vaticano em Belém. “Ficamos muito felizes em saber que sua Santidade pretende visitar o Brasil no momento oportuno. Será muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro. Lembrei que ontem tivemos uma demonstração imensa dessa fé no Círio de Nazaré e nas comemorações do Dia de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil”, destacou o presidente brasileiro.
Pela agenda presidencial desta segunda-feira, Lula se reúne com Pietro Labriola, CEO mundial da TIM, e Matteo Del Fante, CEO da Poste Italiane, na Embaixada do Brasil em Roma. Na sequência, participa da Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, na sede da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). E se reúne também com o diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, também na sede da entidade.
O presidente participa também da sessão de abertura do Fórum Mundial da Alimentação da FAO. Ele também fará uma visita aos escritórios do mecanismo de apoio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Também está prevista uma reunião bilateral com o chefe de Governo de Bangladesh, Muhammad Yunus. Ele deve deixar Roma ainda nesta segunda-feira.
Veja também