Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

MRV&CO/Menin: Precisamos de modelo de crédito de médio prazo, que dê segurança às empresas

9 de outubro de 2025

Por Circe Bonatelli

São Paulo, 09/10/2025 – O fundador e presidente do conselho de administração da MRV&CO, Rubens Menin, disse hoje que o mercado imobiliário necessita de um modelo de financiamento imobiliário que seja duradouro ao longo dos anos e dê segurança para as incorporadoras investirem em novos empreendimentos de modo constante.

“Precisamos discutir um pouco mais o modelo de funding do setor imobiliário. Precisamos de modelo de médio prazo, que dê segurança às empresas”, afirmou Menin, dirigindo-se ao Ministro das Cidades, Jader Filho, durante evento organizado pelo setor.

O empresário apontou que as fontes de recursos da caderneta de poupança estão sendo “drenados”, tendo em vista a demanda por financiamento, a onda de saques e a perda de interesse dos investidores por este tipo de investimento.

Menin disse estar pessimista com esse quadro, sem perspectiva de reversão no curto prazo. “Não vejo luz no fim do túnel”, declarou. “Estou pessimista com o funding da poupança; se perdeu essa cultura”, emendou.

O controlador da MRV&CO classificou o ambiente empresarial como “difícil e instável” por causa do juro alto da economia brasileira. Ainda assim, considerou que o desempenho do mercado imobiliário continua indo bem, com números saudáveis de lançamentos, vendas e estoques. Menin reiterou que a demanda por imóveis no Brasil é muito grande, o que ajudará a movimentar as vendas por muitos anos ainda.

As declarações ocorreram durante o Fórum Brasileiro das Incorporadoras, organizado pela Abrainc.

Contato: circe.bonatelli@estadao.com

Veja também