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14/11/2018 17:24

Vamos falar sobre conteúdo? Descubra o que é importante para o seu público


Niterói - RJ--(DINO - 14 nov, 2018) - A primeira coisa que deve ser dita é: Internet não é sinônimo de Outdoor eletrônico. A mídia é importantíssima para qualquer estratégia, mas é preciso que se tenha uma linha editorial e de conteúdo. Plano de comunicação não deve ser apenas um termo para impressionar, deve, efetivamente, fazer parte da sua gestão. De antemão posso dizer que desejar "bom dia", ou fazer menção a qualquer efeméride não é, definitivamente, comunicar-se com qualidade e conteúdo.

Conhecer os interesses, sonhos e necessidades do seu público e oferecer informações relevantes relacionadas a eles, minimamente, gera afinidade e conexão. Ao contrário, fazer publicações vazias, ou simplesmente panfletárias, causa repulsa do sujeito que buscou a rede social para se divertir ou interagir com conhecidos e marcas familiarizadas. Sim, por incrível que possa parecer esses são os objetivos que todos temos quando acessamos nossos perfis. Ninguém entra no Facebook, atualmente a rede social de maior influência no mundo, com o objetivo de comprar algo, porém muitos players de mercados variados conseguem vender, enquanto outros não convertem absolutamente nada. A "mágica" está justamente na utilização de planejamento para a identificação da necessidade ou desejo e entrega do conteúdo ideal.

No parágrafo anterior citei o Facebook, mas todos os aplicativos e sites de relacionamento podem ser utilizados, desde que haja definição do propósito de cada local. Muitos canais, inclusive, são utilizados pelo Google para posicionar a empresa nos resultados de busca dos usuários. Fato que também deve ser levado em consideração na hora de traçar a estratégia de comunicação, que deve ser desenhada combinando os diferentes canais, com diferentes conteúdos entregues. O ideal é que o método contemple todos os locais onde definiu-se estar presente, mas de forma complementar, não apenas colando a mesma informação em todos os ambientes.

Uma boa técnica é levar em consideração o próprio site, deixado de lado por muitas pequenas e (até) médias marcas e empresas. É, sem dúvida, o melhor canal para divulgação de produtos, serviços, combate a boatos e "fake News" - tão difundidas atualmente, além de, através da entrega de conteúdo, estar presente na memória do cliente. Lembre-se que hoje os computadores estão em nossos bolsos, através dos smartphones, utilizados por 80% (oitenta por cento) do total de usuários que acessam a Internet. Aproveitar a potencialidade dos mensageiros, como WhatsApp e Messenger, estrategicamente, deve fazer parte do estudo das escolhas possíveis. Apesar de antigo, o bom e velho e-mail também pode ser eficaz e não deve ser esquecido.

Enfim, são tantas as possibilidades que devem ser pesadas, medidas e analisadas que não é possível, definitivamente, criar presença na rede sem elaboração e delineamento do que se pretende e da energia que será dispensada para isso. Também é impensável não aproveitar todas as possibilidades que a Internet pode oferecer, independentemente do tamanho ou da verba disponível. Caso perceba-se que o trabalho pode ser mal feito ou acabar prejudicando, leve em consideração buscar a colaboração de empresas e profissionais que possam oferecer o suporte adequado enquanto você se dedica ao seu ofício, que deve ser de excelência!

Pablo Rossken (pablo.rossken@gmail.com) é empresário. Atua nas áreas de publicidade, jornalismo e marketing.

Website: http://www.pablorossken.com

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