Releases
07/03/2019 11:05

Surfistas profissionais apostam no mercado de viagens de surf exclusivas para mulheres


Maresias, SP--(DINO - 07 mar, 2019) - Ainda muito carente de incentivos, o mercado de surf feminino no Brasil é um grande desafio para as surfistas profissionais do nosso país. Por isso, cada vez mais, essas atletas têm buscado alternativas de atuação dentro desse setor. A onda da vez é o que elas chamam de "Barcas", nome dado às viagens voltadas exclusivamente para prática do surf.

As meninas já cansaram de precisar fazer parte da turma dos amigos para terem companhia para surfar. Em tempos de empoderamento feminino, elas querem quebrar paradigmas, formando seu próprio grupo na busca das ondas perfeitas. É justamente esse segmento de mercado que as barcas de surf atendem.

"Participar de uma viagem de surf só para mulheres é muito mais do que visitar lugares paradisíacos com as ondas dos sonhos. Hoje, tenho várias amigas para marcar uma queda, não preciso mais ir sozinha e nem depender de um amigo ou namorado. E todas elas conheci na BBQ Only Girls", diz Naiara Placha, fisioterapeuta que já foi para cinco surf trips com a surfista profissional Bruna Queiroz.

Pioneira no Brasil em viagens de surf internacionais para mulheres, Bruna identificou a oportunidade de mercado e fundou, em 2012, a Barca da Bruna Queiroz. Formada em Turismo e local da praia de Maresias, casa do bicampeão mundial Gabriel Medina, a Surf Head Coach divide o conhecimento que tem a respeito do esporte e do mar com quem vai em uma BBQ.

"Elas querem evoluir, querem ser respeitadas dentro da água. Para isso acontecer com segurança, eu falo sobre questões importantes, como o melhor lugar para entrar e sair do mar, onde dropar a onda, busco sempre o melhor pico do dia e explico como saber esperar a sua vez", explica Bruna, que depois da queda, faz a análise dos vídeos das ondas que as meninas pegaram individualmente.

A idealizadora da BBQ Only Girls, que fechou o último ano atingindo a marca de 30 barcas realizadas, conta que o número de participantes de 2017 para 2018 aumentou 80%, mesmo com o dólar em um patamar alto. Seus principais destinos são Costa Rica, Nicarágua e El Salvador, todos na América Central.

A confirmação do crescimento do mercado de viagens de surf exclusivas para mulheres é o fato de cada vez mais surfistas profissionais terem iniciado suas próprias barcas. Hoje em dia, a bicampeã brasileira Suelen Naraisa, a apresentadora do Canal OFF Claudinha Gonçalves, a free surfer Marina Werneck e Jacqueline Silva, que já fez parte da elite do surf mundial, estão seguindo os passos de Bruna, organizando suas próprias barcas. Embora tenham formatos diferentes, todas querem compartilhar seu know-how do esporte com as surfistas amadoras.

"Você entra no mar muito bem protegida, preparada, com alguém te incentivando e tem os vídeos te concertando. Não tem como não evoluir muito rápido em uma surf trip igual a essa", afirma a atriz Danni Suzuki, que participou da sua segunda BBQ no mês passado, em El Salvador.

Segundo Bruna, quem vai em uma de suas barcas se surpreende por encontrar tantas meninas que gostam do mesmo estilo de vida que elas. "O surf é para todo mundo. Vamos disputar as ondas com os homens no outside e queremos respeito", finaliza a pioneira em surf trips femininas para fora do país.


Website: http://www.bbqonlygirls.com.br

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso