Releases
09/11/2017 12:14

Poupança atraiu milionários nos últimos anos


São Paulo - SP--(DINO - 09 nov, 2017) - A poupança, favorita entre os poupadores de todo o Brasil, tem retomado a posição de destaque que conquistou no cenário financeiro do país. Prova disso é o levantamento feito pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que verificou aumento no número de milionários com recursos depositados na caderneta.

Segundo a pesquisa, houve crescimento de 25,9% nos últimos quatro anos. Em junho de 2017, foram registrados quase 13 mil brasileiros com recursos acima de R$ 1 milhão depositados na poupança.

Em junho de 2015, o número de milionários com dinheiro na caderneta esteve em patamar muito próximo do atual. No entanto, alguns obstáculos, como a alta inflação naquele ano, afetaram o rendimento da poupança e fizeram com que os milionários migrassem para opções mais rentáveis.

Entre os fatores que podem explicar o aumento recente no número de contas poupança com valores próximos a R$ 1 milhão estão os cortes recorrentes na taxa Selic, taxa básica de juros do país, e o controle da inflação.

Pode parecer estranho que pessoas com quantias tão altas ainda mantenham os valores na poupança, sendo que provavelmente têm acesso a uma variedade grande de modalidades de investimento. Porém, muitos ainda preferem a caderneta por considerá-la segura e prática.

De fato, a poupança possui muitas vantagens, sendo a facilidade de acesso a principal delas. Abrir uma conta poupança em banco é simples e rápido. Além disso, a caderneta também é acessível, permitindo depósitos e saques frequentes. Por causa disso, entre outras razões, conquistou muitos poupadores Brasil afora.

Por outro lado, o que muitos estão descobrindo é que, assim como a poupança, outros investimentos disponíveis no mercado também oferecem segurança e praticidade. Devido ao acesso à informação de qualidade, favorecido pelo surgimento da internet, os investidores têm buscado alternativas para ir além da caderneta.

Uma das alternativas que tem ganhado forte popularidade é o Tesouro Direto. O programa, criado pelo Tesouro Nacional junto com a Bolsa brasileira, oferece a negociação de títulos públicos federais pela internet. O baixo custo inicial também é uma das razões do aumento de pessoas cadastradas.

Investidores de todo o país podem investir nesta modalidade, que é bastante segura e que pode oferecer rentabilidade superior à da caderneta. Outro benefício do Tesouro é a possibilidade de fazer tudo virtualmente, sem a necessidade de realizar as transações de forma presencial.

Outra opção para os investidores é o Certificado de Depósito Bancário, popularmente conhecido como CDB. Estes títulos de renda fixa também fazem parte da prateleira de produtos dos bancos e podem possibilitar retornos maiores que a poupança.

Para quem prefere a caderneta por causa da isenção do Imposto de Renda, um caminho interessante é aplicar nas Letras de Crédito Imobiliário ou do Agronegócio. A LCA e a LCI são investimentos que recentemente vêm chamando a atenção de muitos investidores brasileiros, especialmente pela chance de investir em setores importantes da economia nacional.

Independentemente da escolha entre tantas possibilidades atraentes, o mais importante é que o investidor esteja ciente de seu perfil e seus objetivos. Isso porque quem deseja investir pensando no longo prazo poderá eleger modalidades diferentes de quem quer investir em menos tempo e com chances maiores de retorno.

Para esses investidores mais arrojados, a Bolsa de Valores pode ser uma boa ideia. Eleita o melhor investimento do ano de 2016, a Bolsa tem atraído cada vez mais brasileiros em busca de maiores rendimentos.

De todo modo, para além dos tipos de investimentos escolhidos, é fundamental que quem quer começar a investir tenha um planejamento financeiro bem feito e uma estratégia de investimentos alinhada com seus objetivos pessoais.

Website: https://blog.toroinvestimentos.com.br/rendimento-poupanca-juros

Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos