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22/06/2017 19:06

Cinco fatos que você não sabia sobre comunicação multicanal transacional


(DINO - 22 jun, 2017) - A comunicação transacional é utilizada para engajar o cliente e aumentar as vendas em cada ação realizada por ele. Seja no cadastro no site, na finalização de uma compra pela internet ou até a troca de senhas. Esses gatilhos acionados pelo consumidor em um e-commerce abrem uma janela de oportunidades para impactá-lo com conteúdo relevante, baseado no behavioral target, que é a segmentação comportamental do público.Por se tratar de uma comunicação em resposta a uma ação do cliente, ele espera por essa confirmação, o que desperta sua atenção para aquele conteúdo. Além disso, a mensagem é única e personalizada, o que diminui o risco de ir para a caixa de spam, como pode acontecer com os e-mails enviados em massa.Essa interação transacional pode acontecer por diversos meios, de acordo com o perfil de cada um, como e-mail, SMS, redes sociais e aplicativos corporativos. Alguns profissionais de marketing, no entanto, não aproveitam esse gatilho, muitas vezes por não conhecerem o alcance dessa forma de fidelização. Por isso, separei cinco dicas que podem potencializar sua eficácia:Abordagens assertivasComo o envio da mensagem é realizado após uma ação do usuário, essa tática não se torna um incômodo. Assim, utilize notificações personalizadas e relevantes, de acordo com o interesse de cada comprador. É possível aproveitar estratégias de retargeting (promoções personalizadas, alertas de redução de preços e recuperação de carrinhos abandonados) ou upsell (oferecer produtos ou serviços úteis logo após a efetuação do pagamento).EntregabilidadeA comunicação multicanal transacional tem alto índice de entrega ao cliente, já que é realizada por meio de canais extremamente atualizados, advindos de uma última compra realizada, além de levar em consideração o perfil de cada consumidor. Captura de atençãoO nível de atenção que o destinatário reserva ao receber uma comunicação transacional é maior se comparada a uma newsletter, por exemplo. Pois o cliente espera receber a confirmação da ação realizada. AntecipaçãoQuando o usuário se cadastra em um site, esquece uma senha de acesso ou habilita um novo serviço que depende de um e-mail de confirmação, é natural que fique mais atento à sua caixa de entrada. Este é um ótimo momento para enviar e-mails de oferta, em conjunto com a confirmação do que foi pedido.Call to ActionApós conseguir a atenção do consumidor, é importante ter uma estratégia para fazer com que ele conheça outros produtos ou serviços do mesmo portfólio, antes que ele concretize a ação requerida. * Welington Sousa, Gerente de Marketing da All iN Marketing Cloud, vertical de relacionamento digital da Locaweb.

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