Releases
10/05/2019 16:50

D&AD Insight Report 2019 apresenta as influências políticas, sociais e culturais que impactam a indústria da criatividade hoje


São Paulo, SP--(DINO - 10 mai, 2019) - O D&AD 2019, um dos mais importantes festivais de criatividade do mundo, acaba de divulgar o seu Insight Report 2019, relatório anual que examina as tendências chave que estão moldando a indústria da criatividade em todo o mundo.

A cada ano a premiação reúne mais de 250 designers, publicitários e criativos líderes mundiais para analisar os mais de 25.000 trabalhos submetidos à premiação, vindos do mundo todo. O relatório captura as discussões, debates e visões desses 250 profissionais e consolida o significado do trabalho criativo que se produz hoje.

Esta edição usou como base de análise os trabalhos premiados da edição 2018 do D&AD. O estudo identificou as mudanças nos padrões no comportamento do consumidor, a resposta das marcas a esses movimentos e o papel da tecnologia como força de influência e instrumento para publicitários, comunicadores e criativos.

Nesta edição 2019, as tendências chave englobam três temas:

- O que significa ser humano?
- O impacto das sociedades cada vez mais fraturadas.
- Como a tecnologia está mudando o modo como acessamos e compartilhamos informações.

As tendências que emergem desses temas envolvem a forma como as marcas estão cada vez mais engajadas em questões como consciência e saúde mental dos consumidores, os diferentes modos como publicitários estão respondendo a questões políticas, sociais e ambientais, e o papel da criatividade humana em usar a tecnologia como uma plataforma e instrumento para criar ideias que alcancem e engajem audiências com comunicação impactante e criativa.

O relatório apresenta também as oportunidades que estas tendências proporcionam, como um guia de insights para que os profissionais apliquem no desenvolvimento de seus trabalhos.

Dave Birss, consultor criativo e autor do D&AD Insights Report, comentou: "nossa pesquisa identifica os movimentos e forças que estão tendo a maior influência no atual trabalho criativo. Não é sobre mostrar as tendências de design. Mas sim, o que está acontecendo no macro ambiente e como esses desenvolvimentos estão criando oportunidades para trabalhos impactantes. O relatório traz exemplos e fala sobre oportunidades que ainda estão relativamente inexploradas. Como sempre, mudanças, ameaças e novos desenvolvimentos em tecnologia oferecem um mundo de oportunidades criativas para aqueles dispostos a incorpora-las no trabalho. Nós esperamos que o estudo inspire criativos a responder ao mundo de forma imaginativa para oferecer soluções poderosas que melhorem a vida das pessoas em 2019 e além".

Paul Drake, Foundation Director at D&AD, diz: "os trabalhos ganhadores de lápis estão intrinsecamente ligados à política, sociedade e cultura e é o trabalho no qual nosso benchmark pela excelência em criatividade é construído. Grandes mudanças em como as pessoas se percebem e se expressam, acessam e compartilham informação e participam em questões políticas e sociais, estão tendo um notável efeito na indústria criativa. Este trabalho não fornece apenas valiosos insights em como marcas, negócios e consumidores estão respondendo, também informa e modela programas, iniciativas e o papel do D&AD como um provedor de conhecimento para a comunidade criativa."

Baseado na análise de mais de 25.000 peças de trabalhos criativos submetidas à edição de 2018 do D&AD Awards, o relatório será atualizado novamente após a edição 2019 e divulgada em setembro.

A cerimônia de premiação acontecerá no último dia do D&AD Festival, de 21 a 23 de maio de 2019, em Londres. Uma exibição dos trabalhos pré-selecionados e de trabalhos ganhadores dos lápis em edições anteriores, será exibida durante o festival.

Sobre o D&AD

Criado há 57 anos, em Londres, originalmente uma sigla para identificar uma associação de Designers & Art Directors, o D&AD se tornou um dos mais respeitados festivais de criatividade mundial. Reconhecido internacionalmente por seu rigor em destacar a excelência criativa, o D&AD faz anualmente um reconhecimento e homenagem aos trabalhos mais criativos do mundo, com a proposta de estimular o talento nas atividades ligadas ao design, à publicidade e demais estratégias de marketing.

Os prêmios do D&AD são o Lápis Preto, equivalente a um Grand Prix, Lápis Amarelo (equivalente a um prêmio de ouro), Lápis de Grafite (prata) e Lápis de Madeira (bronze).
O júri concede ainda o Lápis Branco, que destaca as melhores ideias e suas respectivas execuções ligadas a causas sócio-ambientais.

O D&AD é uma entidade sem fins lucrativos que investe na formação e valorização de talentos criativos.


Website: http://www.dandad.org

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso