Releases
04/07/2018 09:48

Nova plataforma de automação traz solução para trocas e devoluções, integrada com Magento, Vtex e Loja Integrada


Curitiba--(DINO - 04 jul, 2018) -
Trocar produtos comprados pela internet é uma prática comum entre os brasileiros. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ebit em 2017, 7% das compras efetuadas em e-commerces são canceladas ou trocadas no Brasil. Isso significa que 3,5 milhões de pedidos voltam da casa do consumidor para as centrais de distribuição.

Apesar de o valor parecer elevado, ele deveria ser ainda maior. Isso porque — segundo o estudo do Ebit — 44% dos compradores deixam de finalizar suas compras por acharem que a devolução pode ser complicada. Além disso, 40% dos consumidores não efetuam as compras online simplesmente por não saberem que podem realizar a troca.

De acordo com o Procon, qualquer compra realizada pela internet pode ser trocada ou devolvida dentro de um prazo de sete dias. Quem fica responsável pelos custos dessa transação é o próprio e-commerce.

O fato de o e-commerce precisar ficar responsável pelos custos da logística reversa acaba trazendo um prejuízo muito alto para os empreendedores. O relatório do Ebit estima que apenas no primeiro semestre de 2017 R$106 milhões foram gastos apenas com esse processo de troca. No final das contas, todos os envolvidos se aborrecem. O consumidor — por precisar lidar com a demora para receber os seus produtos — e o empresário — que precisa alocar um time específico e investir uma grande quantidade de dinheiro para lidar com as trocas.

 

Solução para a logística reversa

Em meio a esse cenário de muito prejuízo para os e-commerces, a startup Send4 decidiu tornar o processo de logística reversa mais fácil e barato para os varejistas. Para isso, criou a ferramenta Troque Fácil, com a qual o consumidor e o lojista saem ganhando.

O funcionamento da Troque Fácil é simples. O lojista interessado deve se cadastrar na Send4 para oferecer ao cliente uma interface de autoatendimento integrada nas principais plataformas de e-commerce, como Magento, Vtex e Loja Integrada. É por meio dessa interface que o cliente faz o pedido de troca e recebe imediatamente seu código de postagem para devolução, processo que atualmente demora em média 2 dias úteis.

Todas as validações necessárias são feitas automaticamente pelo sistema Troque Fácil. Isso garante que, assim que a equipe do e-commerce permitir, um novo produto já possa ser despachado para o consumidor, que vai receber sua solução muito mais rápido.

A Startup, que começou oferecendo a solução de entregas em pontos de retirada, tem investido no desenvolvimento e aprimoramento da solução a pedido dos próprios clientes. Até agora, empresas como Natura, Osklen, Boutique Infantil, Stone e Ateen já usam e aprovam a ferramenta. "A implementação da ferramenta da Send4 veio tornar o processo de trocas e devoluções prático, com rapidez e facilidade", afirma Alicia Billberg, Head de E-commerce da Osklen.

Os administradores de e-commerce que têm interesse em conhecer melhor a ferramenta Troque Fácil podem solicitar uma demonstração da ferramenta. Usuários das plataformas Vtex e Loja Integrada também podem testar gratuitamente por 15 dias. Para isso, é só acessar o site da Send4 e realizar um cadastro.  



Website: http://send4.com.br

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso