Releases
28/03/2018 11:39

Abinc une-se à SigFox em parceria para acelerar a popularização de aplicações IoT no Brasil


Sao Paulo--(DINO - 28 mar, 2018) - A Associação Brasileira de Internet das Coisas anunciou nesta semana que firmou um acordo com a SigFox, provedora líder mundial de conectividade para a Internet das Coisas, a fim de acelerar projetos para estimular o uso da rede nacional exclusiva para a comunicação de dispositivos de IoT.

Com a colaboração entre as duas entidades, empresas brasileiras associadas da Abinc se beneficiarão das tratativas para desenvolvimento de tecnologias e projetos que se beneficiem de uma rede de comunicação padrão e exclusiva para o país.

A primeira rede nacional dedicada à conectividade para Internet das Coisas foi ativada em setembro de 2017 pela WND Brasil, operadora exclusiva da Sigfox. A infraestrutura hoje tem presença em praticamente todas as capitais do país, além de mais de 70% das cidades com mais de 200 mil habitantes. A rede atende cerca de 120 milhões de pessoas e tem forte atuação no estado do Mato Grosso, para atender ao agronegócio.
A rede funciona com a tecnologia LPWA (que pode ser traduzido como área ampla com baixo consumo de energia), o que facilita o modelo de negócios para consolidar as aplicações de IoT. As redes LPWA vão trafegar, em 2022, aproximadamente 1,4 bilhão de objetos conectados.

"Essa parceria é um passo importante para motivar e criar condições favoráveis para o desenvolvimento de tecnologias com custo de produção e operação mais viáveis, já que a rede permite a interconectividade entre os devices, facilitando os parâmetros para a produção de tecnologia nacional e a popularização do uso das tecnologias por todos os setores da economia e para o usuário final", avalia o presidente da Abinc, Flávio Maeda.

Em uma solução de IoT, a conexão direta de "coisas" (sem utilizar um gateway) para distâncias superiores a 300 metros (Wide Area) é feita em grande parte utilizando-se as redes celulares nas suas diversas tecnologias (GPRS/EDGE, 3G e 4G). Estas redes foram projetadas para comunicação entre pessoas e apresentam um custo de conexão e consumo de bateria que limitam a viabilidade de sua utilização na conexão de "coisas". As redes Low Power Wide Area (LPWA) surgiram para conectar milhões de "coisas", com redes de melhor cobertura, menor custo de conexão e menor consumo de bateria, ampliando desta forma o leque de soluções de IoT.

ABINC

A ABINC foi fundada em dezembro de 2015 como uma organização sem fins lucrativos, por executivos e empreendedores do mercado de TI e Telecom. A ideia nasceu da necessidade de se criar uma entidade que fosse legítima e representativa, de âmbito nacional, e que nos permitisse atuar em todas as frentes do setor de Internet das Coisas.Tem como objetivo incentivar a troca de informações e fomentar a atividade comercial entre associados; promover atividade de pesquisa e desenvolvimento; atuar junto às autoridades governamentais envolvidas no âmbito da Internet das Coisas e representar e fazer as parcerias internacionais com entidades do setor.

Website: http://www.abinc.org.br

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso