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28/06/2018 10:59

ESocial promove revolução digital no mercado de RH


São Paulo--(DINO - 28 jun, 2018) - Em apenas 6 meses, o 2018 se tornou um marco para a área de Recursos Humanos. Nos últimos 10 anos poucas mudanças nos processos e atualizações significativas haviam sido implementadas em RH. O início do eSocial e a reforma trabalhista nos mostram que o governo também quer simplificar os processos e digitalizar os sistemas. Diferente de outras áreas, que enfrentam inovações constantes e variações bruscas no mercado, a área de RH é mais conservadora e não tem o costume de realizar mudanças como as atuais, lapidando processos internos já consagrados no mercado em busca de uma versão supostamente perfeita.

Muitos acusam a área de RH de ser engessada e/ou burocrática, mas a área de RH exerce um trabalho admirável frente aos diversos trabalhos que tem de fazer. Para que tenhamos uma ideia, hoje os departamentos de RH precisam reportar para o CAGED, RAIS, Previdência, Receita, INSS, entre outros órgãos, sendo que cada um deles têm sistemas e processos distintos, cujas informações a serem imputadas acabam sendo redundantes.

Basicamente, é como se a área de RH tivesse diversas chefias. Quem já teve a experiência de ter mais de um chefe vai se recordar como é quando um quer o relatório em uma planilha específica, já o outro em texto, um acredita que seu trabalho deve ser feito na forma X outro em Y, no final, acabamos trabalhando por dois. Para se adequar a essa realidade, o RH moldou processos que ajudasse a reportar para os diversos órgãos e sistemas de maneira unificada.

Hoje, temos a implementação do eSocial, que busca centralizar todos os serviços e processos trabalhistas em um único sistema facilitando a verificação e autuação de irregularidades. Com isso, as empresas podem rever seus processos e simplificá-los, mas não é isso o que estamos vendo acontecer no mercado. As empresas têm mantido seus processos, principalmente por 2 motivos: (i) a preocupação de não fazer o correto e, (ii) com isso, acarretar em alguma multa.

Em março deste ano, começou a segunda fase do eSocial voltada para empresas acima de R$ 78 milhões de faturamento, obrigando empresas a imputar as informações dos eventos não periódicos (admissões, demissões e afastamentos). No mês passado tornou-se obrigatório o envio das folhas de pagamento.

Este será um ano de mudanças sistêmicas na área de RH. Além disso, será o momento para repensar aquilo que nos nomeia, os recursos humanos, ou seja, as pessoas que trabalham na empresa. Simplificar os processos, empoderar os colaboradores e, principalmente, pensar nas pessoas e na experiência que elas terão como um todo durante a sua permanência na empresa será fundamental - incluindo RH, que é a porta de entrada dos funcionários, definindo a primeira impressão. A mudança já está ocorrendo e empresas como a Acesso Digital já disponibilizam ferramentas que digitalizam processos, atendendo a necessidade do eSocial e levando em conta a experiência.

Autor: Alex Campos, coordenador de Produtos da Acesso Digital. Formado em Ciências Contábeis pela USP, atua como consultor de processos e coordenador de desenvolvimento da plataforma AcessoRH.

Website: http://www.acesso.io/

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