Releases
06/06/2018 10:58

Seis dicas motivadoras para a sua primeira entrevista de emprego


Rio de Janeiro--(DINO - 06 jun, 2018) -
Enfrentar a primeira entrevista de emprego é uma ideia um tanto quanto assustadora, mas fundamental para adentrar ao mercado de trabalho. Sentimentos como ansiedade, insegurança e medo podem aflorar à pele e acabar complicando a sua situação diante do entrevistador.

Para evitar que isso aconteça quando esse momento chegar, nós listamos 6 dicas motivadoras que te ajudarão a saber o que fazer antes e durante a sua primeira entrevista de emprego. Confira!

6 dicas para a primeira entrevista de emprego

1. Estude a empresa
O primeiro passo a ser dado antes da entrevista é estudar a empresa na qual você deseja trabalhar. Faça uso da internet e pesquise tudo a seu respeito, como a história da companhia, a área em que atua, o que faz, o que produz, se é nacional ou multinacional e como está em relação aos concorrentes.

Também é válido imaginar como você poderá contribuir com o crescimento da organização. Avalie os motivos de você querer trabalhar na empresa.

2. Acredite em si mesmo
É completamente normal se sentir nervoso (a) durante a primeira entrevista de emprego. Mas, para combater esse transtorno basta acreditar e agir como você mesmo (a) na entrevista.

Muitos candidatos se sentem inseguros devido ao fato de não possuírem nenhuma experiência profissional, e com isso acabam agindo completamente diferente de sua real personalidade, como uma solução para combater o nervosismo. Acontece que, tal estratégia fará que em algum momento da entrevista você se atrapalhe com as respostas e modo de agir, e o entrevistador irá perceber. Portanto, não tenha medo de se mostrar.

3. Reconheça seus pontos fortes
Um fator bastante motivador é o candidato avaliar o que ele possui de melhor. Descobrir seus pontos fortes, bem como exemplos que demonstrem tais pontos, como experiências que comprovam tal qualidade, ajudam e muito no momento da entrevista. Entretanto, também é imprescindível ser honesto (a) e apontar seus pontos fracos, aqueles que você precisa se aperfeiçoar. Pense, pois isso também será questionado pelo entrevistador.

4. Respire fundo
Na hora da entrevista, é importante manter a calma e equilíbrio para não ficar muito agitado (a). O segredo está em respirar fundo. É isso mesmo! Isso porque respirar fundo auxilia a reestabelecer o funcionamento do hipocampo, estrutura cerebral encarregada pela nossa memória.

5. Atenção com a linguagem corporal
Ao adentrar a sala, cumprimente o entrevistador com um firme aperto de mão. Mostre que está confiante e seguro (a) de si mesmo (a). Durante a entrevista, mantenha sempre o contato visual, prestando atenção no seu tom de voz.

É muito comum entre os candidatos nervosos não variar o tom de voz. Isso acaba passando a impressão de que o indivíduo é apático.

6. Mostre que é confiante: faça uma pergunta ao entrevistador
Ao fim da entrevista, surpreenda o entrevistador, fazendo-lhe uma pergunta. Embora não seja um quesito obrigatório, isso fará toda a diferença, pois ele verá que você não só tem interesse pela vaga como também é curioso, proativo e confiante a ponto de perguntar a respeito.

A pergunta pode ser tanto sobre a vaga quanto sobre a empresa. Mas preste atenção para não fazer uma pergunta óbvia, cuja resposta pode ser encontrada no Google.

Gostou dessas dicas? Então visite o nosso site e confira os nossos serviços voltados a Currículo Profissional e Direcionamento de Carreira.



Website: http://www.riccirh.com.br

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso