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14/02/2019 16:03

A importância do CRM em agências de publicidade


Juiz de Fora--(DINO - 14 fev, 2019) - Contar com informações estratégias para aprimorar o relacionamento com os clientes tem se mostrado uma alternativa eficaz para proporcionar uma atuação mais efetiva junto ao consumidor. Entre várias opções disponíveis no mercado, o CRM - sigla para Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente) - é uma ferramenta indispensável para melhorar o desempenho das empresas quando se trata de otimizar as negociações com os prospects.

Mas e quanto sua utilização em agências de publicidade? Bem, nesse caso é preciso avaliar a real necessidade do recurso na rotina de uma empresa criativa. Já que, na prática, o CRM faz a coleta de todas as informações dos clientes, bem como de seus pontos de contato e interações com a empresa tais como ligações, interações nas redes sociais visitas ao site e blog. Feito isso, a ferramenta integra os dados e distribui conteúdos a fim de que os profissionais responsáveis acompanhem a jornada do potencial consumidor e criem ações estratégicas.

O diferencial do recurso é justamente antecipar o profissional às demandas dos consumidores, garantindo um melhor atendimento e uma estratégia voltada para as reais necessidades do lead em questão.

Normalmente, utiliza-se quatro aplicações: operacional, analítica, colaborativa e estratégica.

Enquanto a operacional está relacionada ao atendimento ao cliente a analítica diz respeito à análise dos dados coletados por meio da função operacional. Já a colaborativa fica a cargo da propagação de tais informações para a empresa, viabilizando o diálogo entre todas as áreas. Por fim, temos a aplicação estratégica, que direciona as ações para o alcance de objetivos.

Afinal, qual a importância do CRM para agências?

Muito se fala sobre a importância de tomar decisões com base em dados e relatórios contendo todas as informações essenciais para o negócio. Indo por esse caminho, as agências de comunicação estão cada vez mais empenhadas em armazenar o máximo de informações dos clientes para oferecer serviços diferenciados e alinhados com seus objetivos. Na parte operacional, o recurso simplifica e agiliza o processo de vendas, já que as informações podem ser constantemente atualizadas e utilizadas para uma gestão mais eficaz das negociações.

Levando em consideração que as agências estabelecem contato com inúmeras empresas ao longo do tempo, contar com uma ferramenta de CRM significa ter pleno controle de um grande fluxo de informações, facilitando a compreensão e o processamento dos dados posteriormente.

Com isso, a agência garante um melhor atendimento aos prospects, cria treinamentos mais direcionados ao relacionamento com o consumidor e aperfeiçoa a gestão das informações.

Contudo, ter sucesso em sua aplicação depende de uma educação contínua da equipe por parte do gestor, além de treinamentos para uma utilização completa do mecanismo. Outro fator importante é entender se há, de fato, a necessidade de implementar uma ferramenta do tipo. Caso a resposta seja positiva, o mercado oferece alternativas que se adaptam aos vários tipos de negócio, basta analisar a que melhor se encaixa em seus objetivos para aproveitar o que o recurso tem de melhor.


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