Campinas - SP--(
DINO - 22 abr, 2019) -
O Novo DNA do Varejo - Físico, Digital e Humano é o tema do
Retail Conference 2019, fórum de varejo da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), que ocorre dia 25 de abril, das 8h às 18h, na Expo D. Pedro, em Campinas (SP). Serão mais de 15 palestrantes, oito horas de conteúdos e um público estimado em mais de 2.500 pessoas. O objetivo do evento é apoiar e impulsionar o segmento varejista, por meio da apresentação de tendências e soluções factíveis para o comerciante de pequeno, médio e grande porte. O
Retail Conference é um reposicionamento do Fórum Regional do Varejo, realizado por seis anos consecutivos pela ACIC, e que, nesta edição, passa a ter abrangência nacional. A realização é da Associação e do Parque D. Pedro Shopping.
A presidente da ACIC, Adriana Flosi, explica que o evento – um dos mais expressivos do Estado de São Paulo, voltados ao segmento do varejo – une os principais temas abordados na NRF - Retail`s Big Show 2019, a conteúdos pragmáticos, apresentados em forma de palestras e debates. “Nossa missão é preparar o empresário para enfrentar os desafios decorrentes desse momento de transformações e paradoxos de tecnologias e pessoas, de físico e de digital, e também para o atual cenário da economia brasileira, que sinaliza uma retomada”, afirma Adriana.
A gerente de marketing e eventos da ACIC, Camila Oliveira, reitera o propósito da conferência e complementa: “Nossa expectativa é receber 25% a mais de público em relação à edição passada. São pessoas de todo o Estado de São Paulo e de outros estados, o que representa uma oportunidade para a prospecção e à geração de negócios. Por isso, incluímos à programação ações tais como uma grande rodada de negócios”, diz Camila.
Programação:
Os temas "Panorama Econômico Brasileiro" e "Impulsionamento do Crédito a Partir do Novo Cadastro Positivo" abrem o evento.
Nicola Tingas, economista-chefe da
Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (ACREFI), será o primeiro a se apresentar, seguido por
Walter Hiroshi, presidente da
Junta Comercial do Estado de São Paulo (
JUCESP).
Na sequência, no painel sobre a reinvenção do varejo físico, apresentam-se:
Marcos Andrade, CEO da
Expor Manequins e presidente da
Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços do Varejo (ABIESV), e
Júlio Takano, CEO e fundador da
KT Retailing.
Em seguida, Andrade e Takano unem-se a
Claudia Abreu, diretora da
Kipling Brasil,
Luis Alt, fundador da
Livework Brasil,
Enio Garbin, líder da área de Soluções de Indústria para os mercados de Varejo e Bens de Consumo da
IBM Brasil, e
Beatriz Ramos, CEO da
BrandLoyalty, para um debate cujo foco é mostrar que a loja física não sumirá e sim se reerguerá ainda mais forte, amparada por novos processos e tecnologias.
Entre os temas do painel estão: técnicas de Visual Merchandising especialmente para os pequenos e médios varejistas, uso da Inteligência Artificial e do Big Data, arquitetura de negócios, ações de fidelização de curto prazo, e a estratégia do Omnichannel.
Fabíola Paes, responsável pelo laboratório e ecossistema de startups do varejo no
OasisLab Innovation Space abre a programação. Professora no
RetailLab da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), ela apresenta o estudo RetailTech, elaborado pelo OasisLab, que mapeia o cenário das startups de tecnologia de varejo.
A inovação e a tecnologia como aliadas
A inovação, a tecnologia e a importância do fator humano nesse momento em que surgem incertezas sobre se a tecnologia substituirá as pessoas pautam o primeiro painel da tarde.
Fernando Luzio, CEO da
Luzio Strategy Group, sobe ao palco na sequência para falar sobre inovação no varejo: Como desenhar uma estratégia de crescimento, reinventar os negócios atuais e criar novos, com um modelo de governança que ajude na solução dos problemas decorrentes do processo de mudança.
Em seguida, especialistas em diferentes ferramentas, metodologias e insights debatem sobre os temas do painel. São eles:
Raphael Lassance, cofundador da
Growth Team,
Eduardo Petrelli, cofundador da
James Delivery,
Saint Clair Izidoro, CEO da
3XBIT,
Felipe Dellacqua, vice-presidente de Vendas da
VTEX, e
Helio Biagi, cofundador da OasisLab.
Já
Fernando Belfort, economista e
head do
Waze Local - América Latina, explica em sua palestra como a tecnologia é aliada do varejo para solucionar questões relacionadas ao fluxo e à logística, à qual, da perspectiva da Gestão da Cadeia de Suprimento, representa uma das mais importantes estratégias, pois recompensa certas qualidades de organização como: adaptabilidade, decisão e rapidez.
A valorização do fator humano
A primeira palestra deste painel terá por tema: "Como enfrentar os desafios de encontrar e engajar pessoas no varejo” e será ministrada por
Patrícia Cotti, diretora executiva do
Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (IBEVAR).
A segunda, sobre o futuro do trabalho no varejo, da perspectiva do consumidor e do colaborador, reforçando a ideia de que os avanços tecnológicos são aliados e não substituirão as pessoas, será proferida por
Demetrio Teodorov, superintendente de Inovação na
Alelo.
O presidente do Conselho de Administração da
Tramontina,
Clovis Tramontina, encerra a programação com a apresentação do
case da empresa. Presente na vida dos brasileiros há mais de um século, a Tramontina, apesar da crise, abriu lojas, unidades-conceito, entrou para o e-commerce e admitiu mais de mil pessoas.
SERVIÇO
Retail Conference 2019
Quando: 25 de abril, quinta-feira, das 8h às 18h
Onde: Expo D. Pedro. Av. Guilherme Campos, 500, Bloco II - (Anexo ao Parque D. Pedro Shopping). Campinas (SP)
Quanto: R$ 399,00 (2º lote)
Inscrições: http://retailconference.com.br/ | +55 19.99607.7604 (WhatsApp da ACIC)
Sobre a ACIC:
A Associação Comercial e Industrial de Campinas é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 1920 e com mais de 2 mil empresas associadas. A entidade é a principal representante do comércio, indústria e serviços de Campinas junto à sociedade e às instâncias de poder público. Sua missão é apoiar o empreendedorismo e ajudar às empresas a impulsionarem seus resultados e a se consolidarem no mercado.
Website:
http://retailconference.com.br/