PR Newswire Internacional
31/01/2019 12:59

Portal do Locador fecha parceria com Flora Barros Arquitetura para falar de Light Design


Portal do Locador fecha parceria com Flora Barros Arquitetura para falar de Light Design

PR Newswire

RECIFE, Brasil, 31 de janeiro de 2019 /PRNewswire/ -- Visando levar mais informações para os leitores do Portal do Locador, foi iniciada uma parceria com o escritório Flora Barros Arquitetura a produção de conteúdo no seu ramo de atuação. A primeira contribuição é sobre uma das importantes áreas da Arquitetura que é a luz, que pode ser também chamada de Light Design ou também de técnicas de iluminação.

As contribuições da arquiteta irá alimentar um Blog no próprio Portal do Locador ? veja as últimas postagens do Blog no endereço:  https://www.portaldolocador.com.br/blogs/flora-barros-arq/

A iluminação é fundamental para valorizar a decoração e transformar uma sala visivelmente fria em um espaço aquecido e temático. É importante que sala esteja sempre iluminada, mas uma iluminação geral não basta. Deve-se dar destaque aos objetos decorativos e aos móveis. Trabalhar a luz do ambiente é fazê-la jogar para o seu time. A arquiteta Flora Barros dá 3 dicas de iluminação para se ter uma sala de estar aconchegante para quem a visualiza.

ILUMINAÇÃO DE EFEITO

Por mais que a iluminação geral ilumine toda a sala de forma eficaz, nos dando conta das dimensões do ambiente, ela não destaca a decoração. Não adianta ter uma sala bem iluminada se os objetos permanecem apagados. Flora Barros diz que é necessário destacar pontos importantes da sala para dar vida ao ambiente e que a própria iluminação de efeito pode virar um objeto de destaque.

"Se eu coloco próximo à parede uns soquetes no piso, eu consigo fazer um desenho na parede. Eu posso colocar uma arandela na parede e fazer um desenho de uma borboleta. O que funciona como algo estético".

ILUMINAÇÃO DE DESTAQUE

Quando a ideia é destacar um quadro ou uma obra de arte, Flora Barros indica que a luz de destaque deve ser mais forte que a geral em termos de fluxo luminoso. "Se você mantém a luz ambiente em 500 ou 300 lúmens, no destaque vai para os 600 ou 700 lúmens, que é para poder enxergar que ali tem uma iluminação maior". A iluminação de destaque pode ser usada a partir de uma cristaleira, que serve para iluminar itens presentes nos móveis, e por meio de luminárias tipo spot de luz, para destacar objetos na parede.

"Para iluminar um quadro, por exemplo, a luz deve ser um led com índice de reprodução de cor alto".

Existe também a iluminação de destaque focada nas tarefas. Diferentemente da iluminação que destaca os objetos e as obras de arte, que deve ficar ligada o tempo todo, a iluminação para tarefas é aquela que só é ligada apenas quando há uso por parte do usuário. "Você consegue ler um livro apenas com a iluminação geral, mas é ideal que você tenha uma segunda lâmpada. Para isso você pode usar um abajur, que é pontual".

ILUMINAÇÃO INDIRETA

Um dos problemas mais comuns na sala de estar é quando a luz ambiente reflete na televisão e atrapalha quem está assistindo. Nesse caso, Flora revela que a iluminação indireta é a solução. E uma solução simples. "A luz não pode estar com um foco. Se você põe um plafon na lâmpada é bem provável que irá refletir na tv. Principalmente se o teto não for muito alto. O ideal seria uma sanca, pois sai uma luz difusa".

No caso da sanca é importante salientar que ela não deve ser coloca em cima da tv. Não por refletir na tela, mas pela quantidade de luz que a lâmpada vai enviar, ficará difícil enxergar a imagem, tendo que aumentar o brilho da tv e, assim, perdendo a qualidade.

Já para os amantes da sétima arte que gostam de reunir os amigos e fazer uma sessão de cinema na sala de estar, Flora conta com uma dica básica e fácil. Basta apagar a iluminação geral e manter alguma iluminação de destaque ou de efeito.

"Você pode manter apenas um abajur ligado. Só pra não ficar uma escuridão total e a luz poder te auxiliar caso queira se levantar".

Flora Barros Arquitetura está localizada em Recife e possui especializada em Projetos de Iluminação (Light Design) e também: Projetos de Arquitetura e Urbanismo, Projetos de Construção, Processos de Regularização Fundiária e Lei do Puxadinho. Para entrar em contato com o escritório, ligue para o Fone: (81) 99268.7639, e-mail: contato@florabarros.arq.br - Website: www.florabarros.arq.br

Serviço:
Portal do Locador
Fone: (81) 99312-2709
E-mail: contato@portaldolocador.com
Website: www.portaldolocador.com.br

FONTE Portal do Locador

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos