PR Newswire Economia
11/01/2019 13:50

LAFIS: Produção industrial apresenta crescimento de 1,5% no acumulado do ano até novembro


LAFIS: Produção industrial apresenta crescimento de 1,5% no acumulado do ano até novembro

PR Newswire

SAO PAULO, 11 de janeiro de 2019 /PRNewswire/ -- De acordo com a divulgação da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) elaborada pelo IBGE e anunciada hoje, 08/01, a produção industrial apresentou uma ligeira variação de 0,1% entre outubro e novembro, assim a produção industrial acumulou um crescimento de 1,5% no acumulado do ano de 2018.

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/807296/Comentario_PIM.jpg

Na comparação mensal, entre as atividades pesquisadas, 16 apresentaram queda, enquanto apenas 10 apresentaram crescimento. As principais atividades que influenciaram negativamente o resultado da produção industrial no mês foram: veículos automotores, reboques e carrocerias (-4,2%), seguida por, máquinas e equipamentos (-3,2%), produtos diversos (-13,3%), outros produtos químicos (-2,0%), indústrias extrativas (-0,6%), produtos de minerais não-metálicos (-1,3%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-1,8%) e impressão e reprodução de gravações (-7,9%). Todas essas atividades haviam apresentado resultados positivos em outubro, com exceção da atividade de impressão e reprodução.

Na comparação sem ajuste, ou seja, em relação a novembro de 2017, a produção industrial apresentou retração, com uma queda de 0,9%, assim como em todas as categorias econômicas, com exceção do crescimento na categoria de bens de capital (3,5%).

Em resumo, no acumulado do ano, com os resultados até novembro, a produção industrial ainda apresenta um crescimento de 1,5% em relação ao mesmo período de 2017; apesar disso, percebe-se uma expressiva queda no ritmo do crescimento da produção industrial. Ao longo do ano, o avanço da indústria deveu-se, sobretudo, a alta da produção de bens de consumo duráveis, com um crescimento de 14,5% na produção de veículos automotores. Além disso, vale destacar o crescimento da metalurgia (4,7%), celulose, papel e produtos de papel (5,8%), máquinas e equipamentos (4,3%), com o aumento da produção de bens de capital, como máquinas agrícolas e máquinas para o setor de construção.

Por fim, é possível afirmar que o crescimento da indústria nacional ainda se mantém, mas em um ritmo cada vez menor, impactado pela desaceleração das exportações do País, pelas oscilações cambiais, e pela cautela dos investidores e consumidores, embora a confiança na economia esteja se restabelecendo passada as eleições presidenciais. Nesse sentido, a Lafis estima, para 2018, um crescimento de 1,8% do PIB da Indústria (com Construção).

Especialista Responsável: 

Laís Soares: Analista Sênior. Graduação em Ciências Econômicas pela PUC-SP. Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Iniciou as atividades na Lafis em 2013.É responsável pelos estudos e acompanhamento dos setores representantes da indústria automobilística (montadoras veículos leves, veículos pesados e carroçarias, pneus e autopeças), além dos setores de motocicletas e bicicletas, chocolates e balas e bebidas (cervejas, refrigerantes e água mineral, soft drinks).

Mais Informações:

Lafis Consultoria ? www.lafis.com.br
Caique Rocha ? caique.rocha@lafis.com.br  
(11) 3257-2952

FONTE LAFIS

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos