PR Newswire Brasil
05/08/2019 07:07

Saildrone conclui primeira circunavegação não tripulada na Antártica


Saildrone conclui primeira circunavegação não tripulada na Antártica

PR Newswire


BLUFF, Nova Zelândia, 5 de agosto de 2019 /PRNewswire/ -- O Saildrone, um veículo de superfície não tripulado, movido à energia eólica, de 7 metros (23 pés) de comprimento, se tornou o primeiro sistema não tripulado a circunavegar a Antártica. O veículo, chamado SD 1020, foi equipado com uma suíte de sensores de grau clima e coletou dados em águas não cartografadas anteriormente, disponibilizando novas percepções essenciais do oceano e de processos climáticos.

Saildrone SD-1020 finishing the first Unmanned Circumnavigation of Antarctica near Bluff, New Zealand. This new type of wind and solar-powered autonomous ocean vehicle designed by Saildrone, Inc. of California is designed to collect valuable scientific data from the harshest oceans around the world and help improve the understanding of our planet.

A missão de 196 dias foi lançada de Southport, em Bluff, Nova Zelândia, em 19 de janeiro de 2019, retornando ao mesmo porto em 3 de agosto, após velejar mais de 22.000 km (13.670 milhas) em volta da Antártica. Durante a missão, o veículo sobreviveu a temperaturas congelantes, ondas de 15 metros (50 pés), ventos de 130 km/h (80 milhas por hora) e colisões com icebergs gigantes.


O Oceano Antártico exerce um papel essencial na regulação do aquecimento e do carbono no planeta. É tão remoto e inóspito que até mesmo grandes navios o evitam no inverno. Em consequência, essa região é criticamente inexplorada, deixando questões científicas prementes sem respostas. Entretanto, o Saildrone ágil e robusto sobreviveu ao inverno do Oceano Antártico e também transmitiu novos dados vitais de um território anteriormente inexplorado.


Equipado com um instrumento desenvolvido pela Administração Atmosférica e Oceanográfica Nacional (NOAA ? National Atmospheric and Oceanographic Administration) para medir fluxos de carbono, o Saildrone gravou evidências de que o Oceano Antártico liberou um volume significativo de dióxido de carbono durante os meses de inverno ? um fato que pode ter importantes implicações nos modelos do clima global.


"As extremas condições meteorológicas do inverno no Oceano Antártico foram a fronteira final do Saildrone e, com a conclusão da circunavegação da Antártica, não há mais parte dos oceanos do mundo que não podemos medir", disse o fundador e presidente-executivo da Saildrone, Richard Jenkins. "É fundamental que melhoremos drasticamente o entendimento de nossos oceanos, que contistuem um dos propulsores de nosso clima e, em última análise, de nosso futuro".


Sobre a Saildrone 


A Saildrone, Inc. é uma provedora de dados oceanográficos e atmosféricos, coletados por uma frota de veículos de superfície não tripulados, movidos à energia eólica e solar, chamados de Saildrones. Cada veículo pode permanecer no mar por até 12 meses, transmitindo dados em tempo real, antes de retornar à base para manutenção e calibragem dos sensores. A Saildrone tem, atualmente, 30 veículos operando no mundo, em localidades que variam de 75°N, na extremidade gelada do Ártico dos EUA, ao 62°S no Oceano Antártico. Usando energia renovável limpa, os Saildrones fornecem acesso aos oceanos do mundo a uma fração do custo dos tradicionais métodos baseados em navios.


A circunavegação da Antártica pelo Saildrone em 2019 teve o generoso apoio da Fundação Li Ka Shing. A missão se empenha em expor a futuras gerações as rápidas mudanças que estão ocorrendo na Antártica. Todos os dados coletados são distribuídos, sem custos, à comunidade científica global.


Para obter mais informações sobre essa missão e os colaboradores científicos participantes, visite https://www.saildrone.com/news/unmanned-vehicle-completes-antarctica-circumnavigation

Track of the first Unmanned Circumnavigation of Antarctica completed by Saildrone SD-1020. The 196 day non-stop voyage started and ended in Bluff, New Zealand.

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/956149/Saildrone_SD_1020.jpg 


Foto - https://mma.prnewswire.com/media/956148/Saildrone_Unmanned_Circumnavigation_of_Antarctica.jpg


FONTE Saildrone Inc.

Para ver esta notícia sem o delay contrate um dos produtos Broadcast e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos