Política
22/11/2017 20:07

Durante anúncio da política governança, Meirelles diz que tema é essencial ao setor público


Brasília, 22/11/2017 - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, elogiou a adoção de uma política de governança pelo governo federal anunciada nesta noite no Palácio do Planalto. Em discurso ao lado do presidente Michel Temer, Meirelles disse que a governança é essencial para o setor público e destacou a criação de um comitê interministerial formado pela Casa Civil, Fazenda, Planejamento e a Controladoria Geral da União (CGU).

"A governança é fundamental em qualquer organização, mas no setor público é essencial", disse o ministro, ao citar que a adoção desses procedimentos geram políticas sustentáveis e inclusivas com efeitos no crescimento econômico, criação de empregos, educação e segurança, entre outros temas.

O ministro defendeu que a política de governança deve ser acompanhada pelo monitoramento de resultado das ações públicas, além do trabalho de auditoria interna e externa. Sobre o processo de decisão, Meirelles defendeu que o processo decisório seja feito por um colegiado com base em fatos e diagnósticos.

Diante da nova política anunciada pelo governo federal, o ministro lembrou que todos os órgãos deverão ter comitês internos de governança. O Ministério da Fazenda, citou, trabalha para transformar a complexidade dos temas econômicos em uma orientação sobre procedimentos e transparência na formulação de políticas econômicas. (Equipe AE)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso