Política
23/11/2017 14:27

Brasil e Paraguai firmam acordo para facilitar vida de pessoas que vivem na fronteira


Brasília, 23/11/2017 - Brasil e Paraguai assinaram há pouco um acordo que procura descomplicar o dia a dia dos cidadãos que vivem na fronteira entre os dois países. "É um acordo que visa facilitar a vida das pessoas que vivem, trabalham e produzem nessa região de fronteira que é muito viva e um importante ponto de articulação entre os dois povos", disse o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, após reunir-se com o chanceler do Paraguai, Eladio Loizaga.

"É um passo importante, pois temos 1.300 km de fronteira", completou o paraguaio. Segundo Aloysio, o acordo cria um regime jurídico que facilitará não só o trânsito das pessoas, mas também a comunicação e o emprego. Durante a visita, Loizaga confirmou que o presidente de seu país, Horácio Cartes, virá ao Brasil no próximo dia 20, para participar da reunião de cúpula do Mercosul.

Nessa ocasião, o Paraguai assumirá a presidência pro tempore do bloco, atualmente exercida pelo governo brasileiro. Aloysio comentou que, no comando do Mercosul, o Paraguai deverá dar sequência a um trabalho de retomada da dimensão econômica do bloco. Loizaga mencionou as negociações do acordo Mercosul-União Europeia que estão em curso.

Os ministros conversaram ainda sobre um acordo automotivo bilateral, que está nos primeiros estágios de negociação. Outro ponto discutido foi a construção de duas novas pontes ligando Brasil e Paraguai. Aloysio destacou que as relações econômicas entre os dois países são intensas e deverão fortalecer-se ainda mais agora que o Brasil superou a crise e iniciou um processo de retomada do crescimento.

Os dois chanceleres mencionaram ainda a situação da Venezuela. Aloysio ressaltou que, além de recuperar sua dimensão econômica, o Mercosul reafirmou seu compromisso com a democracia, ao aplicar a cláusula democrática contra o país presidido por Nicolás Maduro. Loizaga disse esperar que o país encontre uma solução pela via democrática. (Lu Aiko Otta)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso