Política
14/03/2019 12:13

Ministro anuncia antecipação do FGTS e recursos do MCMV para vítimas de chuvas em SP


São Paulo, 14/03/2019 - O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, anunciou nesta quinta-feira, 14, a antecipação do saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para atingidos pelas chuvas nos municípios de São Paulo. Além disso, o ministro prometeu buscar a liberação de recursos para a faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida destinada à construção de unidades habitacionais para quem está em área de risco.

As medidas foram acertadas em reunião no Palácio dos Bandeirantes com o governador João Doria (PSDB) e prefeitos paulistas. O ministro ainda não detalhou o valor dos recursos que serão liberados. A medida emergencial será a liberação de um valor entre R$ 400 milhões e R$ 500 milhões para construção de um reservatório (piscinão) no limite da capital com São Bernardo do Campo e São Caetano. A obra terá 900 mil metros quadrados e vai ajudar a prevenir efeitos futuras intempéries, de acordo com Doria.

Canuto também confirmou que o governo federal vai reconhecer a situação de emergência de 11 municípios atingidos pelas chuvas em decreto até amanhã. Seis cidades já foram atendidas com o reconhecimento.

Outras medidas. O governador João Doria prometeu um programa de contenção de encostas e regularização de propriedades. Além disso, a Sabesp não vai cobrar excessos no gasto de água nas regiões atingidas. A estatal fará uma média de consumo dos seis meses anteriores às fortes chuvas e, para quem foi atingido, cobrará o valor médio na conta referente ao mês de março. (Daniel Weterman - daniel.weterman@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos