Política
03/08/2022 15:01

Eleições 2022: Bolsonaro cancela jantar com empresários e aumenta dúvidas sobre ida à Fiesp


Por Eduardo Gayer

Brasília, 03/08/2022 - O presidente Jair Bolsonaro decidiu abrir mão de jantar com empresários do grupo Esfera Brasil na próxima quinta-feira, 11 de agosto. Nos bastidores, o fato foi interpretado como a senha de que o chefe do Executivo também acabará desistindo de outra agenda em São Paulo marcada para o mesmo dia, a participação em debate promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O motivo é a articulação, por parte da entidade de industriais, de carta em defesa da democracia.

A Fiesp recolhe assinaturas para o documento em meio aos ataques sem provas do chefe do Executivo sobre o sistema eleitoral brasileiro. A entidade presidida por Josué Gomes pretendia convidar Bolsonaro a assinar a carta no debate da semana que vem. Ontem, em entrevista, o presidente rejeitou tornar-se signatário. “Essa carta é política, não preciso dizer se sou democrático ou não”, declarou. “Não precisa de carta, comprovo que sou democrata pelo que fiz”.

A carta da Fiesp deve ser lida publicamente também na próxima quinta-feira, junto a outro documento de teor semelhante organizado pela Faculdade de Direito da USP. Em outra entrevista, Bolsonaro chamou de “cara de pau” e “sem caráter” quem assinou da carta pela democracia da USP.

A entidade empresarial já sabatinou a candidata do MDB à Presidência, Simone Tebet, e vai debater temas de interesse do setor com o maior rival de Bolsonaro na disputa pelo Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na próxima terça-feira.

Procurada pelo Broadcast Político, a assessoria de imprensa do grupo Esfera Brasil confirmou que Bolsonaro cancelou sua participação no jantar, mas disse não ter sido informada do motivo.

Contato: eduardo.gayer@estadao.com

Para saber mais sobre o Broadcast Político, entre em contato com comercial.ae@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso