Política
12/09/2017 18:10

CPI do BNDES convoca Mantega e Coutinho para prestar esclarecimentos; PT diz que ato foi ilegal


Brasília 12/09/2017 - A CPI do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) do Senado aprovou, nesta terça-feira, 12, a convocação do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega e do ex-presidente do banco Luciano Coutinho para prestar esclarecimentos. Os requerimentos foram apresentados pelo senador Lasier Martins (PSD-RS) e incluíam a convocação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Mas, por um acordo, o nome do ex-presidente petista foi retirado das convocações pelo presidente da CPI, o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP). A convocação irritou senadores petista, que acusaram o presidente da CPI de usar de "ato ilegal". Isso porque, inicialmente, a sessão estava convocada apenas como audiência pública, ou seja, sem poderes deliberativos

Alcolumbre rebateu os argumentos. Ele disse que a aprovação dos requerimentos foi feita "extra pauta" e antes do início da audiência pública. "Interrompi a primeira audiência pública e apresentei os requerimentos baseado no regimento do Senado, ou seja, dentro da legalidade", respondeu.

Questionado, então, sobre o porquê de ter recuado na convocação de Lula, o senador Davi Alcolumbre explicou que esse requerimento deve ser apresentado novamente na CPI e aprovado em um outro momento. "Fizemos um acordo porque entendemos que, convocando um ex-ministro da Fazenda e um ex-presidente do banco, numa segunda audiência, podemos apresentar um novo requerimento para a convocação do ex-presidente Lula. Tudo foi dentro do regimento", disse. O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) prometeu levar o caso para o Plenário, por meio de questão de ordem. (Renan Truffi e Thiago Faria)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso