Política
08/01/2020 19:45

Porta-voz, s/EUA-irã: Bolsonaro viu fala de Trump como serena e firme contra escalada da crise


Por: Emilly Benhke

Brasília, 08/01/2020 - O porta-voz da presidência da República, Otávio Rêgo Barros, afirmou hoje (8) que o presidente Jair Bolsonaro avaliou como "sereno e firme" o discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre os ataques ocorridos ontem a bases norte-americanas no Iraque. Segundo o porta-voz, Bolsonaro interpretou a fala de Trump como uma ação no sentido de evitar as escaladas da tensão entre os Estados Unidos e a nação persa.

O pronunciamento de Trump, assistido por Bolsonaro, foi feito após o regime iraniano lançar mísseis a bases militares em retaliação ao ataque aéreo realizado pelo governo norte-americano em Badgá, na sexta-feira (3). O ataque resultou na morte do general iraniano Qassim Suleimani, que comandava as Força Quds, unidade especial da Guarda Revolucionária do Irã.

Nesta quarta-feira, Bolsonaro fez uma transmissão ao vivo nas redes sociais na qual aparecia assistindo ao discurso de Trump na televisão. Ao final do vídeo, Bolsonaro afirmou que "muitos acham que o Brasil deve se omitir aos acontecimentos". O presidente brasileiro destacou que "nós temos que seguir as nossas leis" e "não podemos extrapolar" e citou a Constituição Federal. "A nossa Constituição aqui diz no artigo 4° 'A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios a defesa da paz e no repúdio ao terrorismo'.

Contato: emilly.behnke@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos