Política
16/11/2021 09:36

Eleições 2022: Doria e Virgílio acusam Leite de pedir adiamento das prévias do PSDB


Por Sofia Aguiar

São Paulo, 16/11/2021 - Em mais um momento de tensão nas prévias do PSDB para Presidência da República em 2022, os candidatos João Doria, governador de São Paulo, e Arthur Virgílio, ex-prefeito de Manaus, emitiram uma nota, na noite de segunda-feira (15), em que acusam o candidato Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, de propor o adiamento das prévias do partido, marcadas para o próximo domingo (21).

Em nota conjunta, as campanhas de Doria e Virgílio afirmam que foram “surpreendidas” ontem pela proposta de representantes de Leite de adiarem a votação interna. Os candidatos tucanos classificaram o adiamento como “imoral” e “inaceitável”. “Adiar as prévias é casuísmo eleitoral”, declararam.

“A experiência adotada pelo PSDB oferece inúmeras alternativas confiáveis para a realização das eleições no prazo acordado, ou seja, 21 de novembro”, afirmaram os candidatos. Segundo o comunicado, Doria e Virgílio “entendem que a democracia não pode ser adiada”. “Eleições não se adiam. Eleições se realizam”, finaliza a nota.

Em resposta às acusações, Leite negou , em publicação no Twitter, que tenha pedido para adiar as prévias tucanas. “Não faz sentido postergarmos a decisão em um processo no qual trabalhamos com absoluta confiança na vitória”, comentou. “Queremos todos os filiados com o app em mãos e decidindo o futuro do PSDB no dia 21.”

No debate promovido pelo Estadão com os candidatos do PSDB, na sexta-feira (12), os governadores de São Paulo e do Rio Grande do Sul protagonizaram diversas trocas de farpas e voltaram a trocar acusações com relação à isonomia do processo eleitoral. Após acusações diretas de Leite, Doria afirmou que o gestor gaúcho estaria tenso e nervoso. Leite, no entanto, disse que sua tensão é de ver o PSDB sendo “alvo de constrangimento de votação nas prévias”.

Contato: sofia.aguiar@estadao.com

Para saber mais sobre o Broadcast Político, entre em contato com comercial.ae@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso