Política
18/04/2024 14:42

O que diz o líder: Odair Cunha (PT) diz que Lira 'não é o problema'


Por Letícia Naome

São Paulo, 18/04/2024 - O líder do PT na Câmara dos Deputados, Odair Cunha (MG), avaliou nesta quinta-feira, 18, que, sobre o avanço das agendas do governo no Congresso, o problema não é o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Segundo ele, para tentar reduzir a tensão entre os Poderes, o esforço do partido tem sido para garantir a viabilidade no Parlamento da agenda que interessa ao País

“Eu acredito que a gente deve despersonificar mais a nossa relação aqui na Casa. O problema não é o presidente Arthur Lira”, afirmou, em entrevista à CNN Brasil. O deputado afirmou que o presidente da Câmara pode e deve atender às demandas da base governista e da oposição. “O que nós precisamos é ter uma base sólida e esse deve ser o esforço do governo.”

Para Cunha, o que interessa essencialmente ao governo tem sido aprovado no Congresso. “Foi assim em 2023, foi antes de o presidente Lula assumir. Nós aprovamos a PEC da transição.” Porém, na visão dele, neste momento há uma “agenda intensa que precisa ser enfrentada”, como, por exemplo, a desoneração dos municípios, o Perse e a regulamentação da reforma tributária.

Além disso, há um novo perfil no Legislativo que é preciso levar em conta. “A base do governo está consolidada”, mas nunca “é tão sólida quando o assunto envolve temas de natureza mais ideológica”, ressalta. “É um novo perfil tanto da Câmara como do Senado Federal que precisa ser considerado quando os temas forem debatidos.”

Contato: leticia.naome@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso