Economia & Mercados
23/02/2021 18:56

Vale: nível de emergência da barragem Itabiruçu (MG) foi retirado


Por Luísa Laval

São Paulo, 23/01/2021 - A Vale informou há pouco que o nível de emergência foi retirado da barragem Itabiruçu, localizada no Complexo de Itabira, após análise sobre suas características geotécnicas. O movimento segue o plano de retomada de produção de minério de ferro.

Em outubro de 2019, a disposição de rejeitos foi suspensa temporariamente na barragem Itabiruçu. Durante a paralisação, o local adotou o protocolo de emergência em Nível 1, de acordo com a Agência Nacional de Mineração (ANM), que não requer evacuação da população a jusante (em direção à foz). Ao longo desse período, permaneceu válida a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE).

Segundo a empresa, a retirada do nível de emergência veio após a realização de uma extensa campanha de investigação geotécnica da estrutura, que durou cerca de um ano. Todo o trabalho foi acompanhado pela assessoria técnica do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e validado pela ANM.

Em 2020, foram produzidas 23,9 milhões de toneladas de minério de ferro no complexo de Itabira, substancialmente abaixo dos 40 Mpta de capacidade potencial do complexo. A Vale diz que estão em curso investigações geotécnicas complementares para determinar as medidas de engenharia para a continuidade das obras de alteamento da barragem, "aumentando, dessa forma, a flexibilidade operacional do complexo, enquanto os projetos de filtragem de rejeitos como solução definitiva para o complexo estão sendo implementados com expectativa de start-up em 2022", como aponta o fato relevante.

Contato: luisa.laval@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos