Economia & Mercados
14/11/2018 15:01

Fiesp: indústria paulista fecha 1.000 vagas de emprego em outubro


São Paulo, 14/11/2018 - A indústria paulista fechou 1 mil postos de trabalho em outubro, segundo informou há pouco a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Com essas demissões no mês passado, o quadro de funcionários do setor sofreu uma redução de 0,05% em relação ao contingente fichado no setor, na leitura com ajuste sazonal, e interrompeu um período de três meses de estabilidade no quadro de empregados.

Segundo o Departamento Econômico da Fiesp, o desligamento de funcionários temporários, sazonal para o período, contribuiu para esta ruptura da estabilidade nos últimos três meses. Contudo, o resultado de outubro ainda se posiciona em um patamar superior ao da média histórica para os meses de outubro, que costuma mostrar encerramentos de 3,3 mil vagas de emprego.

Na comparação de outubro com igual mês do ano passado, o nível emprego na indústria paulista caiu 1,51%, com o desligamento de 33 mil trabalhadores.

Já no acumulado do ano, de janeiro a outubro, 11,5 mil vagas foram abertas, mostrando um crescimento de 0,54% no contingente de trabalhadores no setor. "Este resultado é semelhante ao registrado no ano de 2017, quando a variação havia sido de 0,44%, correspondendo a 8.500 vagas abertas", ressaltaram os economistas da Fiesp.

No entanto, o dado permanece abaixo da média da série histórica da pesquisa para o período de janeiro a outubro, que é de geração de cerca de 32 mil vagas. A fraca recuperação do mercado de trabalho na indústria paulista segue o lento ritmo de crescimento da produção física e da atividade econômica de forma geral. (Francisco Carlos de Assis - francisco.assis@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso