Economia & Mercados
23/11/2021 16:28

Aneel abre discussão de edital do leilão de transmissão previsto para junho de 2022


Por Marlla Sabino

Brasília, 23/11/2021 - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 23, a abertura da consulta pública para discutir o edital do leilão de transmissão de energia previsto para ser realizado no dia 30 de junho de 2022. O certame irá ofertar linhas e subestações, com estimativa de investimentos de R$ 9,5 bilhões. Alguns dos lotes, no entanto, ainda dependem do aval do Ministério de Minas e Energia (MME) para serem licitados.

Os lotes preveem o reforço no fornecimento de energia no Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe, além de um lote no Amapá. A intenção é, em conjunto com as instalações a serem ofertadas no leilão do próximo mês, reforçar o atendimento no Estado, que sofreu um apagão em novembro do ano passado.

As pendências sobre alguns lotes previstos na minuta do edital são referentes a empreendimentos que foram licitados em rodadas anteriores e estão retornando devido às indicações de caducidade encaminhadas ao MME pela não execução dos projetos. Caberá à pasta definir a aprovação da recomendação para que os lotes constem no edital a ser enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU) em fevereiro.

A consulta pública permanecerá aberta de 25 de novembro a 10 de janeiro de 2022. A previsão é que os contratos sejam assinados em 30 de setembro do próximo ano. Os lotes arrematados deverão ser executados nos prazos de 42 a 60 meses.

Contato: marlla.sabino@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso