Economia & Mercados
13/12/2021 10:30

CBIC/Martins: para ano que vem, vamos sentir redução das vendas do mercado imobiliário


Por Circe Bonatelli

São Paulo, 13/12/2021 - Após passar por uma fase de bonança, com recordes de vendas, o mercado imobiliário deve recuar no ano que vem, de acordo com o presidente da Câmara Brasileira da Indústria de Construção (CBIC), José Carlos Martins.

“Este foi um ano de boom de vendas do mercado imobiliário”, afirmou há pouco, durante entrevista coletiva à imprensa. “Quando chegamos ao terceiro trimestre, claramente percebemos uma queda nas vendas”, ponderou.

Segundo Martins, o “grande vilão” foi o aumento expressivo dos custos de materiais de construção, que acumulam alta média em torno de 42% desde junho do ano passado até aqui. Essa alta foi classificada como “abusiva” pelo representante das construtoras.

As construtoras têm repassado o aumento dos custos para o preço final, mas não de forma integral. E mesmo assim, os novos preços não estão mais cabendo no bolso dos consumidores, gerando um “descasamento”, na visão do presidente da CBIC.

“Para o ano que vem, vamos sentir redução das vendas do mercado imobiliário”, projetou.

A piora nas vendas têm impactado principalmente o setor destinado às famílias de menor renda, dentro do programa Casa Verde e Amarela. Tanto que os recursos do FGTS disponíveis para financiamento dessas unidades têm ficado parados. “Este ano vão sobrar recursos do FGTS para financiamento imobiliário. As pessoas não têm capacidade de adquirir a sua casa”, apontou.

Martins disse esperar uma reação nas obras do segmento de infraestrutura, compensando, ao menos em parte, a piora do segmento imobiliário.

Contato: circe.bonatelli@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso