Economia & Mercados
12/05/2022 11:53

Magazine Luiza lança cartão PJ, empréstimo pessoal e se torna iniciador de pagamentos


Por Talita Nascimento

São Paulo, 12/05/2022 - O Magazine Luiza anunciou há pouco lançamentos de crédito e pagamentos. A Fintech Magalu agora vai oferecer cartão de crédito para empresas, empréstimo pessoal, além de ter se tornado iniciadora de pagamentos no sistema ‘open finance’.

Para o cartão de crédito direcionado a pessoas jurídicas, a empresa se utilizou da licença da Hubfintech, adquirida do Magazine Luiza. A empresa é responsável pela emissão e também pela captação de crédito, que vem de um Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (Fidc) da companhia.

O diretor de Fintech do Magazine Luiza, Robson Dantas, explica que esse novo produto se baseia nos dados que a companhia já tem de seus lojistas virtuais, o que capacita a empresa a estabelecer notas de crédito (score) a eles. Sendo assim, o cartão será restrito a essas empresas que já têm relacionamento com a plataforma de marketplace.

Empréstimo pessoal

Já o empréstimo pessoal será oferecido por meio da Luizacred - joint venture entre o Magazine Luiza e o Itaú que existe há 20 anos. Nesse caso, o risco de crédito não fica no Magalu. Esse produto deve oferecer taxa de juros entre 4% e 5% ao mês, de forma personalizada e seguindo a política de concessão de crédito do Itaú.

O diretor Financeiro do Magazine Luiza, Roberto Bellissimo, disse que o banco tem uma política “conservadora”, que sempre manteve os níveis de inadimplência da Luizacred controlados.

Questionado sobre o contexto atual de juros altos e como isso influencia as novas operações, Dantas afirmou que a concessão de crédito deve ser ajustada à medida que o ambiente econômico se movimenta, sempre baseado em dados.

Iniciador de Pagamentos

Por fim, a companhia anunciou que recebeu licença para se tornar uma iniciadora de pagamentos e que deve começar a exercer esse direito por meio da Kabum (plataforma de venda de produtos de tecnologia). Dantas explica que essa possibilidade deve melhorar a experiência de compra via PIX, já que o cliente não terá de entrar no aplicativo do banco e copiar e colar o código para o pagamento.

Contato: talita.ferrari@estadao.com
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