Economia & Mercados
06/04/2021 08:34

Air France-KLM prevê aumento de capital após aval da UE a 4 bi de euros em ajuda


A Air France-KLM revelou nesta terça-feira planos de fazer um aumento de capital de até 1 bilhão de euros para sua unidade francesa, depois de ter sido fortemente atingida pela pandemia de covid-19 no primeiro trimestre.

O anúncio sobre o aumento de capital veio após a Comissão Europeia - braço executivo da União Europeia (UE) - aprovar até 4 bilhões de euros em ajuda estatal da França para recapitalizar a companhia aérea franco-holandesa.

O governo francês, que atualmente detém fatia de 14,3% na Air France-KLM, vai participar do aumento de capital e se tornaria o maior acionista da empresa, embora tenha se comprometido a manter um participação inferior a 30%.

A China Eastern Airlines também planeja participar, mas manterá fatia de menos de 10%. Segundo a FactSet, a empresa aérea chinesa já possui 8,8% das ações da Air France-KLM.

O governo da Holanda, que já controla 14% da Air France-KLM, disse que não participará da operação, mas aprovou as últimas decisões da companhia e indicou que manterá discussões com a UE sobre possíveis medidas para fortalecer o capital da KLM.

A iniciativa de capitalização da Air France-KLM também envolve a conversão de 3 bilhões de euros do empréstimo estatal francês, concedido em maio do ano passado, em "bônus perpétuos híbridos".

A aprovação do plano de recapitalização pela UE, no entanto, impõe certas condições, uma das quais será que a Air France-KLM transfira 18 slots (direitos de decolagem e aterrissagem) no Aeroporto de Paris-Orly para um concorrente.

A Air France-KLM disse que medidas adicionais deverão ser implementadas antes da reunião geral do próximo ano, uma vez que as decisões de hoje não serão suficientes para que seu patrimônio líquido volte a ser positivo. Há a possibilidade de que a empresa emita novas ações, de forma a reduzir seu endividamento.

Por volta das 7h55 desta terça-feira (de Brasília), a ação da Air France-KLM operava em baixa de 0,47% na Bolsa de Paris. (Com informações da Dow Jones Newswires).
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso