Economia & Mercados
15/12/2017 17:47

Negociações da Sabesp com municípios permissionários avançam, diz diretor


O diretor metropolitano da Sabesp, Paulo Massato Yoshimoto, afirmou que as negociações para equacionar dívidas existentes de municípios permissionários estão andando "muito bem". "Guarulhos já está pagando a fatura do mês, com uma redução de 20%. É uma negociação encaminhada, falta assinar esse acordo, mas ele está pagando todo mês e é um valor expressivo, de R$ 14 bilhões", disse, em reunião com analistas e investidores.

De acordo com Jerson Kelman, presidente da Sabesp, a redução de 20% é genérica, não se aplicando apenas para o caso de Guarulhos, mas para todos os permissionários que cumprirem pontualidade.

Com relação a Santo André, Paulo Massato informou que as conversas continuam, sendo que a prefeitura do município deve dar um retorno à companhia ainda neste mês.

Plano de investimentos
Se a Arsesp não reconhecer, na base remuneratória de ativos, o plano de investimento vitaminado com recursos da eventual capitalização, a constituição da holding sairá prejudicada, disse Kelman. "Quem estiver cogitando entrar na holding provavelmente não vai gostar de ter que esperar quatro anos para que esses investimentos entrem na base de remuneração". Esse é um dos pontos que estão sendo discutidos com a agência reguladora na fase final da 2ª Revisão Tarifária Ordinária (RTO).

Kelman reiterou ainda que espera ter uma decisão sobre a constituição da holding no primeiro trimestre do próximo ano. Afirmou também que, caso a holding seja constituída e a injeção de capital supere à esperada pela Sabesp, a companhia poderá expandir seus serviços para cidades em que não atua hoje. "Caso venham mais recursos do que sensatamente conseguiremos investir, por limite de capacidade de recursos humanos e tecnológicos, nessa hipótese, muito benigna, aí olharíamos cidades em que não estamos prestando serviço hoje." O presidente da Sabesp não detalhou quais seriam os projetos com prioridade para receber esses recursos, mas reforçou que a companhia seguirá normalmente com seu outro plano de investimentos caso a capitalização não se concretize.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso