Economia & Mercados
11/02/2021 14:02

BofA anuncia iniciativas para zerar emissões líquidas de gases de efeito estufa antes de 2050


Por Luísa Laval

São Paulo, 11/02/2021 - O Bank of America (BofA) anunciou hoje as etapas iniciais para atingir sua meta de zerar emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE) em suas atividades de financiamento, operações e cadeia de suprimentos antes de 2050. O banco também divulgou metas operacionais mais amplas para 2030 como parte de um compromisso com a sustentabilidade ambiental.

"É fundamental que aproveitemos todas as partes do nosso negócio a fim de acelerar a transição para uma economia global líquida zero", disse a vice-presidente do Bank of America, Anne Finucane, que lidera áreas como ambiental, social e governança. "Reconhecemos que não será uma tarefa fácil, mas acreditamos que nosso compromisso ajudará a impulsionar o crescimento da energia zero carbono e soluções de energia, transporte e agricultura sustentáveis e outras transformações do setor, ao mesmo tempo que geram oportunidades mais resistentes ao clima e equitativas para o nosso futuro."

O banco aponta que está empenhado em divulgar suas emissões financiadas até 2023. A instituição diz que alcançou a neutralidade de carbono em suas operações em 2019, um ano antes do previsto, e aumentou o número de fornecedores que medem e relatam publicamente as emissões de GEE.

Entre as metas para 2030, o BofA pretende comprar eletricidade 100% zero carbono, reduzir em 75% as emissões de GEE, reduzir o uso de energia e de água potável em 55%, garantir que 70% dos fornecedores globais estabeleçam metas de redução de emissões de GEE ou adotem energia renovável e continue reduzindo o uso de papel e adquira 100% do papel de fontes certificadas.

Desde 2007, o banco direcionou mais de US$ 200 bilhões em capital e se comprometeu a implantar um total de US$ 445 bilhões até 2030 sob sua Iniciativa de Negócios Ambientais. A empresa diz que estabelece parcerias com seus clientes para financiar a adoção de soluções de baixo carbono, incluindo construção de edifícios com uso eficiente de recursos, energia renovável, transporte sustentável, como veículos elétricos e infraestrutura de carregamento, e agricultura com uso eficiente de recursos.

Contato: luisa.laval@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso