Economia & Mercados
13/12/2021 11:05

CBIC/Vasconcelos: eleva projeção de PIB da construção para alta de 7,6% em 2021


Por Circe Bonatelli

São Paulo, 13/12/2021 - O Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil deve fechar 2021 com alta de 7,6%, de acordo com dados divulgados há pouco pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Se confirmado, será a maior alta em dez anos.

Esta foi a terceira vez que a CBIC elevou a sua projeção para o PIB setorial neste ano. A previsão inicial era de crescimento de 2,5%. Na primeira revisão, subiu para 4%, e na segunda, foi para 5%.

A nova projeção, de crescimento de 7,6%, reflete o resultado melhor do que o esperado para o PIB da construção no terceiro trimestre, explicou a economista da CBIC, Ieda Vasconcelos.

“O resultado do último trimestre superou as expectativas”, comentou há pouco, em entrevista coletiva à imprensa. Segundo ela, a expectativa para o PIB deste ano pode ser revisada novamente, dependendo dos números de novembro e dezembro.

Iedas explicou ainda que o desempenho forte do PIB em 2021 se deve ao ciclo de negócios - lançamentos, vendas e obras - iniciado em 2020, na esteira dos juros baixos. O setor gerou mais de 300 mil novos empregos neste ano.

Outro ponto que justifica o porcentual elevado para o PIB desde ano é a comparação com a base mais fraca do ano passado, quando o PIB da construção encolheu 6%.

Ieda também chamou atenção para o fato de que o PIB da construção segue 27% abaixo do seu pico, em 2014. “Apesar de todo o avanço, setor ainda tem muito a crescer para voltar ao patamar dos últimos anos”, apontou a economista.

Contato: circe.bonatelli@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso