Agronegócios
22/06/2017 12:34

BC/Viana: no início do ciclo você tem mais espaço para calibrar ritmo do corte do juro


Brasília, 22/06/2017 - O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Viana de Carvalho, avaliou há pouco que, quanto mais o ciclo de corte na Selic chega perto do fim, menos é o espaço do Comitê de Política Monetária (Copom) para calibrar o ritmo da política monetária.

"No início do ciclo há mais espaço, então há mais flexibilidade para adaptar o ritmo da política monetária. Não há 'regra de ouro' que obrigue a desacelerar o ritmo [de cortes da Selic] perto do final do ciclo. É normal que isso ocorra, mas não há essa obrigação", respondeu, em coletiva de imprensa após a divulgação do Relatório Trimestral de Inflação (RTI).

Ele lembrou que no dia 18 de maio os preços nos mercados chegaram a refletir 0,50 ponto porcentual de corte na reunião do Copom fim do mês passado. "Essa expectativa de corte de 0,50 pp nos preços nos parecia reação exagerada à conjuntura política", completou. No fim de maio, o Copom anunciou um novo corte de 1 ponto porcentual na Selic, para 10,25% ao ano. (Fabrício de Castro, Eduardo Rodrigues e Fernando Nakagawa -fabricio.castro@estadao.com, eduardor.rodrigues@estadao.com e fernando.nakagawa@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso