Agronegócios
02/04/2020 14:12

Coronavírus: laboratório do Instituto Biológico de SP entra na força-tarefa para diagnóstico da Covid-19


Por Tânia Rabello

São Paulo, 02/04/2020 - O Laboratório de Viroses de Bovídeos do Instituto Biológico (IB), da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, participará da força-tarefa para diagnóstico da Covid-19, provocada pelo novo coronavírus. Conforme nota da Secretaria da Agricultura divulgada há pouco, o laboratório possui nível 3 de biossegurança e recebeu avaliação satisfatória do Instituto Adolfo Lutz, referência no Estado para a Covid-19.

O secretário de Agricultura, Gustavo Junqueira, afirma na nota que os exames poderão ser iniciados após finalizar adequações no laboratório e a habilitação de seus técnicos pelo Instituto Adolfo Lutz. A perspectiva é atendimento de 10 mil análises por mês, aproximadamente.

Na área animal, este laboratório é fundamental para o apoio e a execução dos programas sanitários brasileiros, contribuindo para as operações de comércio nacional e internacional. O nível 3 de biossegurança permite a manipulação segura de materiais biológicos de origem animal e evita escape de micro-organismos que acarretam doenças aos indivíduos. "Essa segurança para as análises animais pode ser transportada agora para as análises relativas à Covid-19. Poderemos contribuir de forma segura", explicou a pesquisadora Liria Okuda, diretora do laboratório do IB-Apta.

Contato: tania.rabello@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso