Agronegócios
04/09/2017 12:25

Aftosa: nossa vacina é de total segurança, mesmo com saponina, diz diretor da Boehringer


São Paulo, 04/09/2017 - O diretor da unidade de negócios de grandes animais da Boehringer, Pedro Bacco, afirmou há pouco que a empresa tem total segurança na sua vacina contra febre aftosa, mesmo com a saponina na sua composição. "Oferece um baixíssimo nível de reação", disse ele ha pouco, durante o lançamento da 3ª edição da Caravana da Produtividade, que será realizada pela Boehringer Ingelheim Saúde Animal.

A saponina foi apontada pela cadeia produtiva da pecuária como um dos possíveis responsáveis pelo aparecimento de abscessos na carne bovina in natura. Esse "caroço" foi um dos motivos que levaram os Estados Unidos a embargarem a importação do produto brasileiro em junho. Desde então, está em voga uma discussão para a retirada dessa substância da composição da vacina contra febre aftosa.

O governo brasileiro já determinou algumas mudanças na composição e forma de aplicação da vacina, na esteira do projeto nacional da retirada gradual da imunização no País, como a redução da dosagem de 5 para 2 ml e a retirada do vírus C. O executivo considera essas mudanças como avanço.

Bacco disse que a edição da caravana deste ano vai reforçar a aplicação correta da vacina com pecuaristas de corte e de leite durante a realização do evento que percorrerá 13 Estados. "Nossa expectativa é levar informação", disse Bacco.

O tema central da Caravana é "+ @ & L/ha/ano" (Mais Arrobas & Litros de Leite por Hectare/Ano) e o objetivo é contribuir para o aumento da produtividade da pecuária, destacando práticas corretas de vacinação, reforçando o bem-estar animal e a atenção aos vários elos da cadeia produtiva. (Camila Turtelli - camila.turtelli@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso