Agronegócios
13/11/2018 17:20

Summit/Adama/Rodrigo Gutierrez: Faltou trabalhar melhor a comunicação do PL dos agrotóxicos


São Paulo, 13/11/2018 - O presidente da Adama, Rodrigo Gutierrez, e o presidente do conselho diretor da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Eduardo Leduc, admitiram que, no debate sobre o Projeto de Lei que revisa a legislação sobre agroquímicos no Brasil, realizado nos últimos meses, o setor de agroquímicos não tem conseguido se comunicar de forma eficiente. "Faltou trabalhar melhor a comunicação, sem tanta ideologia, o que foi difícil durante as eleições, em que muita gente precisava de palanque e não estava disposta a discutir sobre o tema", disse Gutierrez durante o Summit Agronegócio Brasil, realizado pelo Estadão em São Paulo.

Leduc avaliou como equivocado o modo com que o projeto foi apresentado na imprensa e também por opositores da proposta, como uma proposta de "ampliação" ou "flexibilização" do uso de defensivos. "O PL não tem nada a ver com flexibilização do uso ou do registro de defensivos, pois mantém critérios científicos rigorosos para a segurança e também para a imagem do Brasil (no exterior)", afirmou Leduc. O executivo da Andef acrescentou que o projeto exige mais dados e mais transparência do que as regras atuais.

Leduc e Gutierrez comentaram ainda que, enquanto opositores ao projeto, incluindo artistas e celebridades, adotaram um tom "emotivo" nos debates e postagens em redes sociais, a indústria manteve o tom técnico, algo que pode ter dificultado a comunicação com a população. "Nas mídias sociais, temos que melhorar muito a forma de nos comunicarmos com o público, descobrir de que maneira falar de um tema técnico, como toxicologia, nas redes sociais", disse Leduc. (Clarice Couto e Nayara Figueiredo - clarice.couto@estadao.com e nayara.figueiredo@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso